Colunas / Conversa de Homem

Crianças são o futuro? É melhor repensar essa frase, pais

Shutterstock

Publicado em 16/09/2022, às 11h08 por Thiago Queiroz


Compartilhe:


Essa expressão “as crianças são o futuro” pode, a princípio, parecer bastante precisa e acertada, mas se olharmos o contexto no qual as crianças estão inseridas, essa expressão torna-se apenas mais uma fala vazia e contraditória. Mas por que isso acontece? Por que, frequentemente, vemos discursos como esses sendo empregados por pessoas que possuem uma visão muito autoritária sobre crianças? E a quem esse futuro serviria? Essas são questões que venho refletindo sobre, e gostaria de convidar você para pensar comigo sobre a ideia de que as crianças são o futuro.

É preciso cuidar das nossas crianças hoje, no presente (Foto: Shutterstock)

1. As crianças precisam mesmo é do presente

Estamos sempre muito preocupados com o futuro, mas esquecemos do presente. Esperamos que “aquela fase difícil” vá passar, contamos que nosso relacionamento com os nossos filhos vá melhorar quando eles crescerem, torcemos para que eles fiquem mais velhos para o nosso diálogo melhorar. Contudo, se não agimos no presente, o futuro não será tão generoso assim.

A base segura de uma relação forte com os nossos filhos começa agora, e por mais que relacionamentos possam ser reparados ou reconstruídos a qualquer momento, é muito mais eficaz que estejamos investindo tempo e esforço agora.

2. Se crianças são o futuro, é um futuro de muita violência

Não faz o menor sentido que crianças sejam submetidas a criações tão violentas, sejam físicas ou psicológicas, e ninguém se importe muito com isso. Se a formação de um indivíduo é baseada em insultos, humilhações, palmadas, castigos e recompensas, como podemos esperar um futuro empático, crítico e acolhedor?

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

É como se desejássemos o futuro de uma forma, mas fizéssemos tudo ao contrário no presente, esperando que a situação se resolva lá na frente. As crianças que lutem, muitos podem dizer, mas é exatamente em nome delas que os adultos mais precisam lutar, se desejam um futuro melhor.

3. Crianças, na verdade, são apenas crianças, não o futuro

Vivemos em um mundo nada amigável para crianças. Absolutamente nada é feito ou decidido em função das crianças, como se as crianças não tivessem o direito de serem crianças. Se elas pudessem agir como mini adultos, talvez a sociedade fosse mais tolerante com elas, mas sabemos que isso é algo impossível para uma criança oferecer.

O que eu gostaria mesmo é que nós parássemos de falar que as crianças são o futuro, e começássemos a nos preocupar com o presente das crianças. No melhor dos mundos, crianças seriam apenas crianças e o lema seria: os adultos que lutem. Então que lutemos aqui, nós mesmos, para garantirmos um presente mais decente para as crianças.

Assista ao POD&tudo com Talu Adjuto

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Família Educação Criança futuro parentalidade