Você provavelmente já surtou – ou está surtando – tentando manter as crianças em casa durante essa quarentena. Afinal, todos nós sabemos da importância de nos mantermos em isolamento, mas explicar isso para uma criança que só quer sair para correr por aí e ver os colegas de sala não é simples.
Para tornar seu isolamento social menos difícil, a National Geographic entrou em contato com alguns pais para entender o que eles estão fazendo com as crianças. O resultado se transformou em uma lista de atividades e brincadeiras que você poderá executar em casa para ocupar seus filhos.
Veja algumas sugestões:
- Leve o kit de pintura para fora de casa. É divertido pintar no quintal, mas pense em ir para uma área de recreação próxima para inspirar as crianças a partir de uma perspectiva diferente. Bônus: pintar fora de casa faz muito menos bagunça!
- Escolha um tema de fotografia a cada semana (como “vermelho”, “pássaros” ou “água”) e desafie as crianças a pensarem de forma criativa sobre como capturar o tema de diferentes maneiras.
- Para as crianças que estão aprendendo a ler, escreva cada letra do alfabeto em um pedaço de papel e cole os papéis por toda a casa (por exemplo, a letra b sobre um bichinho de pelúcia). Peça para a criança encontrar todas as letras e colocá-las em ordem na porta da geladeira.
- Brinquem de desenho de sombras, no qual as crianças traçam o contorno de uma silhueta. Use bonequinhos, bichinhos de pelúcia ou algo diferente que tenha uma forma interessante, como uma xícara de café.
- Se as praias estiverem fechadas, ou se você mora longe do litoral, crie uma praia em sua casa. Relaxe sobre toalhas e vista roupas de banho e óculos de sol nas crianças. Substitua a areia por cobertores gigantes e coloque conchas coletadas em viagens anteriores. Peça para as crianças realizarem uma “caminhada” para pegá-las. Você pode até pescar bichos de pelúcia.
- Escolas e bibliotecas públicas estão fechadas, mas a maioria oferece e-books e audiolivros para alunos, para que possam continuar lendo ou ouvindo suas histórias favoritas ou explorando novos títulos.
- Plante frutas e verduras em caixas. As sugestões incluem morangos, mirtilos, cebolinha, espinafre, rabanete, alface, tomate etc. (Elas são fáceis de cultivar em recipientes de plástico reciclado.) Isso ensina as crianças sobre a vida, responsabilidade, ciência, paciência, nutrição e sustentabilidade.
- Peça que elas escrevam uma autobiografia que aborde este momento peculiar de suas vidas.
- Ensine a elas coisas que não aprendem na escola, como cozinhar e organizar.
- Jogue vôlei dentro de casa com balões – uma ótima atividade para dias chuvosos.
- Peça que organizem uma festa de brincadeira e criem seus próprios jogos, como prender o rabo no burro e dança das cadeiras. Você pode fazer a festa no fim de semana em família.
- Deixe-os fazer pesquisas online sobre um país diferente do qual nunca ouviram falar.
- Construa uma casinha com os materiais que tiver disponíveis.
- Faça cartões para alegrar as pessoas.
- Não leve as coisas muito a sério, seja criativo e diga sim mais vezes do que o de costume. Construa fortes, faça experiências científicas, show de marionetes, jogue jogos de tabuleiro, brinque no quintal.
- Ensine as crianças mais velhas a cuidar do jardim, costurar, cozinhar, fazer bolo, gerenciar as finanças, trocar um pneu, trocar o óleo ou até mesmo operar ferramentas elétricas.
- Brinque de pega-pega e amarelinha, e ensine às crianças as boas e velhas brincadeiras.
- Aprenda jogos antigos, como caixeta no baralho, e a fazer truques de mágica.
- Compre estampas e suprimentos baratos para criar projetos de artesanato em casa, como fazer coelhinhos da Páscoa com blusas de lã que podem ser reutilizadas. Isso também ajuda a apoiar pequenas empresas que podem estar sofrendo durante a pandemia.
- Viva como os colonos viviam no passado: faça iogurte ou fermente alimentos para preservá-los.
- Faça um piquenique no chão da cozinha, com direito a toalha, cesta e flores.
- Tente fazer projetos de arte usando utensílios domésticos comuns, como um robô com caixas de cereal e tampas de diferentes tamanhos.
- Assista à transmissão ao vivo do Zoológico Nacional Smithsoniano e peça às crianças que escrevam um breve texto sobre o que os animais estão fazendo.
- Visite museus ao redor do mundo – virtualmente. O Google Arts & Culture criou um site para “visitação” de museus de arte famosos, que vão desde o Museu da Arte de São Paulo, no Brasil, ao Museu Van Gogh, na Holanda.
- Bate-papo por vídeo com colegas de classe.
- Faça um cronograma para evitar que as crianças fiquem sobrecarregados com todas as tarefas enviadas pela escola. Também encontre tempo para sair, tocar música, fazer artes/artesanato e para algum tempo de ócio. A situação também é difícil para as crianças.
- Blocos de Lego nunca deixam de ser divertidos.
- Faça uma noite com sessão de cinema.
- Veja álbuns de fotos antigos.
- Escreva cartas para a vovó e o vovô.
- Peça para seus filhos documentarem sua experiência para poder compartilhá-la com seus descendentes.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!