A Pixar é conhecida pelas animações que ganham os corações de pessoas de todas as idades. Com personagens queridos e mensagens mais profundas do que o normal para o entretenimento infantil, os filmes abordam temas universais, como amadurecimento, luto, saúde mental e até propósito de vida.
Por isso mesmo, não é à toa que muitas produções do estúdio atravessam gerações e ainda rendem reflexões importantes para os adultos.
Então, o site TechTudo fez uma lista de 5 obras da Pixar que parecem infantis à primeira vista, mas que também deixam os adultos pensativos depois de desligar a televisão. Todas elas estão disponíveis no Disney+. Confira logo abaixo!
Divertida Mente (2015)

Dirigido por Pete Docter, “Divertida Mente” apresenta o funcionamento das emoções de Riley, uma menina de 11 anos que se muda de cidade. Consequentemente, ela enfrenta mudanças grandes em sua vida, como a adaptação a uma nova escola.
A trama apresenta a personificação de sentimentos como alegria, tristeza, medo, raiva e nojo, que influenciam diretamente suas decisões.
O longa conquistou público e crítica, com nota 8,1 no IMDb e 98% de aprovação no Rotten Tomatoes. Além de divertir, o filme abre espaço para conversar sobre saúde mental e a aceitação das próprias emoções.
Soul (2020)

Mais um projeto de Pete Docter, “Soul” é considerado uma das animações mais maduras da Pixar. A história acompanha Joe Gardner, um professor de música que sonha em se tornar um grande artista, mas vê sua vida mudar após um acidente inesperado.
Então, ele entra em outra dimensão e descobre o verdadeiro sentido da vida quando ajuda uma alma que está à procura de propósito.
Por meio dessa narrativa, a produção traz reflexões sobre morte, autoconhecimento e a valorização das pequenas experiências do dia a dia.
Com dublagem de Jamie Foxx e Tina Fey, o filme recebeu 8 pontos no IMDb e 95% de aprovação da crítica.
Wall-E (2008)

“Wall-E” apresenta um futuro em que a Terra foi abandonada pelos humanos depois de séculos de exploração e acúmulo de lixo. O protagonista é um robô compactador muito simpático, que segue sozinho na missão de limpar o planeta, até encontrar a robô Eva.
Assim, o longa puxa inspiração de gêneros cinematográficos diversos, como romance e aventura. Além disso, ele passa uma mensagem ecológica forte sobre o impacto da ação humana no meio ambiente.
O filme tem direção de Andrew Stanton e conquistou nota 8,4 no IMDb e 95% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Toy Story 3 (2010)

“Toy Story 3” é um dos filmes que mais emocionam por tratar de temas como crescimento e despedida.
A trama mostra o personagem Andy, dono dos famosos brinquedos da franquia, prestes a ir para a faculdade, enquanto seus protagonistas enfrentam o medo de serem deixados de lado. Dirigido por Lee Unkrich, esse é um longa de carga emocional intensa.
Além disso, os atores Tom Hanks e Tim Allen dão voz a Woody e Buzz Lightyear pela terceira vez.
A produção alcançou nota 8,3 no IMDb e 98% de aprovação da crítica, sendo lembrada até hoje como uma das histórias mais comoventes da Pixar.
Up: Altas Aventuras (2009)

Poucos filmes falam sobre luto de forma tão delicada quanto “Up: Altas Aventuras”. O filme acompanha Carl Fredricksen, um vendedor de balões que decide transformar sua casa em uma espécie de dirigível para realizar o sonho que tinha com a esposa falecida.
Dessa forma, a aventura ganha ainda mais emoção quando o pequeno Russell se junta à viagem. Mais um projeto com a direção de Pete Docter, o longa recebeu 8,3 pontos no IMDb e 98% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Leia mais
- Zootopia 2: Disney lança trailer e revela mistérios da cidade
- “Bluey”: confira datas e locais do espetáculo teatral brasileiro