Nos últimos tempos me vi desanimada e desmotivada para continuar meu trabalho na causa ambiental. De um lado temos experimento o caos climático. Ele só piora. Do outro, uma indiferença descomunal, revelando o quanto estamos desconectados do essencial.
Após meditar, conversar, tentar entender… Me encontrei voltada para o estado das relações. Como estão nossos relacionamentos? E o tanto que afetam essa desconexão tão vital.
Uma forma que os movimentos sustentáveis encontraram de comunicar sobre como podemos fazer escolhas mais amigas do planeta, foi dividindo nossas ações em R’s. Os R’s da sustentabilidade. Já falei deles AQUI.
Com o objetivo de nos conectar ao que realmente importa, junto com meu esposo Paulo Pimont, que é psicólogo, desenvolvemos os 5R’s do Relacionamento Sem Lixo.
- REPENSE / Um Amor Sustentável: um relacionamento sustentável é feito de trocas equilibradas, onde o dar e o receber se equivalem e o tanque do amor de cada um tem níveis similares.
- RECUSE ser quem você não é: para a relação ser leve e fluida há que se livrar das exigências. A dança acontece quando cada um dá o que tem para dar e, com amor e gratidão recíprocas.
- REDUZA as expectativas: escolha amar o outro como ele é! Muitas vezes ela vem acompanhada de renúncias. O que você está disposto a abrir mão para viver esta relação?
- REUTILIZE / Recase: a busca pela estabilidade e segurança podem acabar com o casamento. Saber exatamente o que o outro vai falar, ou como vai reagir… Nem sempre é bom! Estamos sempre mudando, o desafio é aprender a mudar juntos.
- RECICLE / Encaminhe: os muitos ruídos na comunicação podem ser encarados como lixo. Será que são? O que nos ensinam? É hora de reciclá-los. Quer saber mais sobre esse assunto? No dia 01 de Abril vamos iniciar uma jornada de 15 Dias de Relacionamento Sem Lixo. Será uma honra te ter com a gente. Mais informações AQUI.