Criança

5 livros infantis para ajudar as crianças a entenderem os sentimentos

Leia para uma criança - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 16/08/2020, às 19h29 - Atualizado às 19h44 por Camila Montino, filha de Erinaide e José


Se para os adultos os sentimentos já são difíceis de serem entendidos e digeridos, imagina para as crianças? Com a consciência de que os altos e baixos das emoçõespodem ser desafios sem soluções para as crianças, a ideia é procurar caminhos para ajudá-los a conseguirem se expressar e os livros infantis sobre o assunto podem ser um deles.

Leia para uma criança (Foto: Shutterstock)

Pensando nisso separamos 5 histórias que trabalham narrativas focadas na reflexão sobre os diferentes sentimentos em que o ser humano está imerso e a importância de reconhecê-los. Inclusive, esses livros não deixam você e o seu filho esquecerem que não é só de emoções positivas que somos feitos: a raiva, a tristeza e o medo também precisam de validação.

Veja a lista:

1- A Parte Que Falta | Shel Siverstein

(Foto: Reprodução / Amazon)

Esse livro é certo para ensinar que não dá para ter tudo sempre – e, aqui, não estamos falando apenas de bens materiais. Às vezes, estará tudo bem com a família, mas a escola será um pouco difícil, ou que ele sentirá que algo dentro de si não está no lugar e faltarão palavras para conseguir explicar. Com a narrativa, mostra-se para o seu filho que o desapontamento também é um sentimento válido.

2- O Livro dos Sentimentos | Todd Parr 

(Foto: Reprodução / Amazon)

Mais literal do que a opção anterior, “O Livro dos Sentimentos” traz situações que mostram as subidas e descidas dos sentimentos que todo mundo vive, além de brincar com o imaginário das crianças. O livro pode ser uma ótima opção para ler para as crianças que, muitas vezes, não conseguem expressar o que sentem, mas conseguem apontar para as ilustrações depois de ouvir a parte escrita. Quem sabe, assim, você não consegue decifrar alguns choros sem motivo aparente e expressões confusas!

3- O Monstro das Cores | Anna Llenas

(Foto: Reprodução / Amazon)

Nesse livro cada uma das emoções ganha um tom diferente ao ser representada. No começo da história, o personagem principal está embolado em diferentes cores ao estar imerso em um turbilhão de sentimentos. Com o decorrer do livro, a ideia é que cada emoção seja colocada em um respectivo lugar e ele consiga reconhecer o que está sentindo. É isso que queremos para as crianças, certo? Consciência emocional!

4- Orelha de Limão |  Katja Reider

(Foto: Reprodução / Amazon)

Parece que os animais são ótimas opções para discutir sobre como lidar com os sentimentos! Como a ilustração da capa mostra, “Orelha de Limão” conta a história de uma ovelha que tem um detalhe diferente: uma das orelhas é amarela-limão. Só que, diferente das outras obras, aqui a autora  vai falar sobre pessoas gentis ao nosso redor que ajudam a solucionar problemas que até então parecem não ter uma luz no final do túnel. Lembrando as crianças de que eles também encontrarão amigos que os ajudarão em circunstâncias difíceis!

5-  O cabelo de Lelê | Valéria Belém

(Foto: Reprodução / Amazon)

O livro traz o colorismo de um jeito delicado e importante. A protagonista, com o nome destacado já no título, não gosta do que vê no espelho: os fios crespos são inimigos declarados. Só que essa visão é transformada quando ela entende a história africana que os fios trazem, assim como o tom de pele. A ideia central da obra é mostrar Lelê conhecendo cada vez mais as raízes e as repassando para outras crianças negras que também não encontram facilmente a representatividade na sociedade pelo racismo estrutural que existe. Importante, né?

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Foto: Reprodução/SBT

Família

“Faria novamente”, diz adolescente de 16 anos que mat0u os pais após ser proibido de usar celular

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos