
Há um grande benefício em deixar o seu filho amarrar o próprio tênis e arrumar a mesa do jantar, mesmo que leve um pouquinho mais de tempo do que você gostaria para sair de casa ou se sentar para comer. Mas já parou para imaginar como é incrível você não precisar fazer tudo por eles e ainda por cima bancar de supervisora?
“Quanto mais deixamos as crianças fazerem tarefas e atividades adequadas à idade, mais nos surpreendemos com o quanto eles são capazes”, diz a Dra. Wendy Sue Swanson, MD, pediatra do Hospital Infantil de Seattle e autora de Mama Doc Medicine.
Vamos te ajudar a dar a liberdade perfeita para a idade do seu filho:
Idade: 4 a 5 anos para mais
Deixe ele brincar sozinho um dia na semana
“Isso é maravilhoso para formar relacionamentos independentes fora de casa e dar a seus filhos tempo longe de pairar”, diz o Dr. Swanson. Se seu filho já estiver na escola alguns dias por semana e tiver formado algumas amizades, ele pode estar pronto. Mas se você tiver alguma dúvida, comece com um amigo da vizinhança.
Idade: 4 a 5 anos para mais
Deixe ele usar a faca na hora de comer
“Deixar as crianças participarem do processo do jantar incentiva eles a fazerem escolhas mais saudáveis“, disse a Dra. Swanson. A médica compartilhou uma experiência que teve com a própria filha de seis anos. A menina pediu para cortar uma baguete com uma faca maior e serrilhada, a Dra. Swanson deixou ela cortar enquanto ela observava. Isso criou confiança para nós dois”, contou ela.
Idade: 6 ou mais
Mande o seu filho para um acampamento
Qual é o fator mais independente que os acampamentos têm? Sem pais! As crianças podem passar um dia inteiro fazendo atividades que eles conseguem fazer sozinhos. Algumas crianças se sentem preparadas para dormir longe de casa mais cedo do que outras, mas normalmente elas se sentem seguras para dormir entre os 8 e 12 anos de idade. Que tal mandar ele para passar o dia e ver como ele se sente?
Idade: 6 anos ou mais
Caminhe alguns quarteirões sozinho
Alguns bairros são mais seguros do que outros. Por isso você pode experimentar outras situações se o seu filho (e nem você) se sente preparado para enfrentar a rua sozinho. Brincar no playground do prédio sozinho, é uma alternativa, assim ele pode até criar novas amizades! Assim, você cria confiança nele e ele em você!
Idade: 7 anos ou mais
Deixe ele te ajudar no mercado sozinho
Pode ser que fique chato para você olhar ele enquanto ele se perde pelos corredores, mas ele se virar sozinho é algo que ele nunca vai esquecer. Deixa que ele escolha algo na lista do mercado e que ele vá atrás desse item. Talvez você esteja apenas monitorando pelo corredor, mas a confiança dele vai crescer conforme ele alcança as prateleiras.
Idade: 11 a 14 anos
Deixe ele ir sozinho no shopping com os amigos
Isso é uma atividade que requer noção de horário e administração de dinheiro. E ele vai fazer tudo sozinho! Se você não aguentar deixar ele sozinho, saia de perto e fique de olho nele de longe. Não deixe que ele te veja!
Idade: 18 anos
Mande eles para a faculdade
Sabemos que a preocupação nunca acaba, mas vamos lá, né? Seu filho já tem 18 anos, ele sabe se virar!
Leia também:
Estudo mostra que bullying entre irmãos é mais comum do que a gente imagina
Caso Neymar e Najila: filhos são expostos durante polêmica e a gente te explica o perigo disso