
Os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para o desenvolvimento. Diversos estudos mostram que a evolução do cérebro durante a primeira infância acontece a uma velocidade incrível, principalmente através das interações com pais, família, cuidadores e outras crianças. São essas interações sociais que contribuem para impulsionar a atividade cerebral.
Mas como garantir que as crianças recebam todo afeto, atenção e ainda aprendam em meio a um mundo cada vez mais digital e complexo? Para responder a essa pergunta e falar sobre a importância da valorização da primeira infância no século XXI, a Pais&Filhos se juntou com o Colégio Visconde de Porto Seguro. No dia 19 de novembro, reunimos um time de especialistas para discutir os desafios para a educação das crianças no segundo encontro em parceria com o Colégio Visconde de Porto Seguro, desta vez, na unidade de Valinhos, interior de São Paulo.
Formada por Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro, mãe de Juliana e Carlos; Meire Nocito, Diretora Institucional Educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro, mãe de Paula e Gabriel; Bianca Solléro, psicóloga e educadora criativa, colunista da Pais&Filhos, mãe de Elisa e Filipe; Marcelo Cunha Bueno, educador e escritor, pai de Enrique; e Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, filha de Branca Helena e Igor, a mesa-redonda do encontro passou por temas como a importância de olhar para o presente das crianças antes de pensar no futuro, a valorização do afeto e da autonomia, como lidar com o sentimento de culpa e a relação entre pais e escola para o melhor desenvolvimento durante a primeira infância.
“Vamos voltar aos nossos valores antes de olhar para o futuro das crianças. A infância tem data para começar e acabar. Aproveite ao máximo o tempo de qualidade com seu filho”, começou Andressa, durante a abertura do encontro. “O grande segredo da relação entre pais e filhos é se conectar com o tempo dentro de nós. A infância nos lembra que o presente é a única coisa que importa”, explicou Marcelo, que acredita que pensar no aqui e agora faz com que os pais despertem relações, sentimentos e experiências que vão se refletir no futuro dos filhos.
“A Educação Infantil hoje é baseada em um estudo baseado no afeto e pela criação de novos espaços para que eles experimentem o mundo”, justificou Silmara ao falar da importância da relação entre escola e família. “O maior desafio da escola é fazer as crianças acreditarem que são capazes”, completou Meire.
Para ficar por dentro de tudo o que rolou, assista à live completa no Facebook da Pais&Filhos. Abaixo, veja a galeria de fotos e confira um pouco do que aconteceu por durante o encontro:












Leia também:
Educação na primeira infância: como fortalecer a parceria entre pais e escola
Primeira infância no século XXI: como você está educando seu filho?
Escola não é só brincadeira: o papel do professor na educação durante a primeira infância