Publicado em 30/06/2021, às 09h21 - Atualizado às 10h32 por Redação Pais&Filhos
Mesmo que seja ideal que crianças de 3 anos usem qualquer uma das mãos na hora de realizar tarefas do dia a dia, é possível perceber que cada uma delas, ainda assim, possui uma mão “preferida”. E é trabalho dos pais prestar atenção para entender se eles são canhotos ou destros.
Essa é a idade que as mãos são mais necessárias – para aprender a desenhar, pintare escrever. Então, se o seu filho está trabalhando alguma dessas habilidades, ele nunca aprenderá se ficar alternando entre as mãos direita e esquerda – mesmo que seja normal que as crianças alterem os lados para realizar diferentes tarefas, como arremessar. Por causa disso, aqui vão algumas dicas para te ajudar a entender as preferências do seu filho!
As crianças muitas vezes usam as duas mãos simplesmente porque seus músculos estão cansados. Atividades como montar Legoou brincadeiras com massinha podem ser, nesse sentido, ótimos exercíciospara fortalecer os músculos das mãos do seu filho. Mas se a criança está com 4 anos e ainda assim não escolheu uma mão como dominante, isso pode integrar um padrão de comportamento um pouco mais complexo.
Por exemplo, se o seu filho for impaciente, ele simplesmente pegará um giz de cera com a mão que lhe for mais conveniente. Se ele tiver problemas com coordenação motora em outras atividades, a troca constante de mãos pode, contudo, ser sinal de um atraso de desenvolvimento. Mas lembre-se que qualquer diagnóstico deve ser feito pelo seu médico.
Algumas crianças têm, ainda, mais problemas para alcançar espontaneamente o próprio corpo. Se for esse o caso, você verá seu filho trocar de mãos na frente do tronco, em vez de estender a mão sobre ele – por exemplo, pode colorir o lado direito de um desenho com a mão direita e o lado esquerdo da mesma folha com a mão esquerda.
Por isso, exercitar os músculos das mãos brincando é a melhor opção: incentive práticas como arremesso ou “joquempô”.
Se você ainda acredita que seu filho não possui uma mão dominante, você pode posicionar uma série de objetos em frente a ele – para, então, perceber quais mãos ele usa na hora de pegá-los.
Quando o seu cálculo, em dado momento, apresentar uma quantidade de mais ou menos 70% das escolhas sendo feitas com uma ou outra mão, é possível concluir a preferência da criança. Faça esse teste com objetos que estimulem o interesse dele, como lápis, canetas, utensílios de cozinha, e até mesmo o copo ou prato que eles usam no dia a dia.
Contudo, mesmo que os seus registros revelem uma porcentagem de 50% para cada mão, não desanime! Continue com esse mesmo exercício, e eventualmente ele se acostumará com o uso do lado esquerdo ou direito.
*Tradução feita por Luiza Fernandes, filha de Neila e Mauro
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Notícias
Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Família
Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso
Bebês
Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar
Notícias
Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"