A gente sabe que criar um filho nem sempre é fácil. Afinal, quando a vontade dele é diferente da sua, conflitos podem aparecer.
Por isso mesmo, é muito importante saber como a cabeça da criança funciona. Dessa forma, você consegue encontrar o melhor jeito de fazê-la cooperar, sempre com carinho e respeito.
Para te ajudar nessa missão, separamos 5 dicas que ajudam muito na hora em que você precisar que seu filho faça algo. As informações são do site americano Parents, referência em parentalidade.
Prenda a atenção dele
Assim como as crianças pedem a sua atenção o tempo todo, você também precisa pedir a delas. Por exemplo, se elas não escovaram os dentes mesmo depois de você pedir cinco vezes, pode ser que realmente não estivessem atentas.
Sendo assim, quando você precisar falar algo importante, certifique-se de que o seu filho não está distraído com algum brinquedo ou com a tela do celular.
Em seguida, faça contato visual e fale diretamente com ele, dando as instruções necessárias.
Faça brincadeiras
As crianças sempre se rendem aos adultos que incorporam um pouco o espírito de ‘palhaço’. Para isso, você pode pensar em formas lúdicas de apresentar as informações.
Por exemplo, para conseguir examinar seus pacientes, a pediatra Dra. Karen Carson criou um sistema divertido de caça ao tesouro. Ela diz às crianças que o exame é uma forma de procurar personagens queridos, como o Homem-Aranha ou a Dory, de Procurando Nemo.
No dia a dia, dá para aplicar esse truque de várias formas. Você pode cantar, contar uma história e até fazer barulhos engraçados.
Seja direta
Um erro muito comum é se dirigir ao seu filho por meio de perguntas. Se você fizer esses pedidos indiretos, é bem provável que ele não te obedeça.
Isso acontece porque as crianças ainda não entendem que uma pergunta educada é sinônimo de uma ordem.
Então, na hora de se comunicar com elas, seja o mais direta e específica possível.
Adapte o vocabulário
Você pode aprender muito observando como o seu filho se comunica. Preste atenção às palavras que ele usa e compare-as com a forma como você costuma falar.
Nesse processo, você com certeza vai perceber que o jeito que a criança se expressa é muito diferente do seu. Então, tente usar palavras simples, que ela já conhece e usa no dia a dia.
Seja paciente
Lembre-se de que é mais provável que a criança coopere se ela não se sentir apressada. Isso porque ela não consegue trocar de tarefa facilmente.
Se você está cansada de repetir a mesma coisa tantas vezes, pode ser que o seu filho só precise de mais tempo para absorver o pedido e responder.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- 4 dicas de especialistas para viajar com crianças fora das férias
- 5 brincadeiras que ajudam no aprendizado das crianças
 
			








