Nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, é comemorado o Dia Internacional da Menina. Essa data surgiu com a campanha “Por Ser Menina” que alertava sobre a realidade a qual muitas garotas são submetidas diariamente em todo o mundo. Segundo um levantamentos do Malala Fund, fundação criada por Malala Yousafzai, cerca de 60 milhões de garotas não têm direito de ir à escola. Outra questão que organizações internacionais procuram alertar diz respeito o questões como estupro e assédio sexual. No Brasil, em 2014, a cada 11 minutos uma denúncia de estupro era feita.
Uma forma de mudar esse quadro de desigualdade é ensinar seus filhos meninos, desde o começo da vida, que as meninas não devem ser desrespeitadas nem injustiçadas. Seu filho será o futuro homem e é muito importante que eles cresçam em um ambiente de respeito mútuo e igualdade. Não é sobre ensinar meninas a se defender, mas sim a meninos como respeitar o sexo oposto. Veja algumas dicas de como ensinar seus filhos o que é igualdade entre meninas e meninos.

1. Fazer coisas “como uma garota” não é uma coisa ruim
Nunca diga ao seu filho que jogar, correr ou falar como uma menina é uma coisa ruim. Você pode motivá-lo a jogar “com mais força”, mas se você disser que ele faz algo como uma garota você também está dizendo a ele que as garotas não podem fazer o que os garotos fazem.
2. Além de se comunicar, seus meninos precisam ouvir
Meninos precisam aprender que os argumentos não são sobre estabelecer domínio ou conduzir a conversa. Os argumentos ajudam a criar consenso, fazem as pessoas aprenderem de outras perspectivas e ajudam todos a se tornarem uma equipe melhor. Além disso, aprender cedo que outras pessoas podem ter ideias melhores é uma ótima maneira de se tornar um líder melhor.

3. Dar apoio não significa “resolver o problema“
Os homens gostam de se considerar “solucionadores de problemas”. As mulheres nem sempre precisam disso. Na maioria das vezes, elas estão simplesmente desabafando e são capazes de descobrir a melhor solução por conta própria. Elas só precisam que você escute, a menos que ela te peça ajuda.

4. Nunca a trate de forma diferente na frente dos seus amigos
Isso acontece muito, principalmente na idade dos jovens. O menino é um cavalheiro quando estão a sós, mas é só aparecer os amigos que isso muda completamente, tratando a menina como um objeto. Quando há pouco respeito pelas mulheres nesses círculos, isso reforça como elas são tratadas em geral, as deixando muito magoadas.
5. Nenhuma mulher será perfeita e você também não
Seus garotos verão mulheres perfeitas em videogames, programas de TV e filmes. Eles verão coisas que parecem ser da vida real, mas não são. Como pai, é seu dever ajudá-los a entender a diferença entre fantasia e realidade. Eles precisam saber que as mulheres em suas vidas nem sempre se parecerão ou agirão como os personagens que eles veem. Eles também devem entender que eles não são perfeitos.







