Asuka Krach é uma menina brasileira, de apenas sete anos, que mora em Augsburg, na Alemanha, e tem ganhado destaque por suas obras de arte. Ela é uma artista promissora, que por conta de sua timidez, usa a arte como forma de se expressar.
Certa vez, ela ganhou da chefe do pai dela carvões para desenho, o que a incentivou a se dedicar de forma séria à pintura. Ela, inclusive, presenteou a mulher com uma de suas obras, feita com o material que havia ganhado. A mulher elogiou a obra e disse que lembrava as de Frida Kahlo. Sem saber quem era a artista plástica, a menina começou a pesquisar, e ali surgiu o interesse por artistas femininas, que se tornaram sua inspiração.

Asuka nasceu em Votorantim, São Paulo, mas se mudou ainda bebê para a Alemanha. Hoje, ela fala dois idiomas fluentemente, porém, na pré-escola sofreu bullying pela pronuncia em alemão. “Minha professora era muito má comigo. Eu desenhava na parede do meu quarto, tentando explicar com meus desenhos a dor que eu sentia”, disse a menina em entrevista ao DW. Isso tudo fez ela passar a se retrair e se expressar pela arte.
“Ela se retraiu muito, e só percebemos [o problema] porque ela desenhava as coisas por que passava. Conversávamos, mas ela não queria tocar no assunto. Era pela arte que ela falava”, disse Juliana, mãe da menina. Hoje ela recebe muito apoio e acolhimento na escola, tanto dos colegas quanto dos professores. A mãe conta que a primeira experiência de Asuka como pintura aconteceu quando visitou o Centro Anne Frank em Berlim.
Lá, ela desenhou um retrato de Anne, que encantou o curador do local e resolveu deixar a obra exposta para os visitantes verem. Foi então que a mãe resolveu publicar fotos das pinturas da filha nas redes sociais, que gerou bastante repercussão. Após isso, Asuka recebeu um convite para fazer a exposição de sua primeira obra no Grand Hotel de Augsburg.
Veja também: ASMR com som de nostalgia
Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças