Uma menina de apenas 5 anos se engasgou com chiclete enquanto dormia dentro de um ônibus e chegou a convulsionar. Tudo aconteceu enquanto o automóvel estava parado em um congestionamento na descida da Via Anchieta, sentido Guarujá, no litoral de São Paulo. Após momentos de desespero, ela foi salva por funcionários da Ecovias.

“São anjos na nossa vida. Não sei como agradecer”, disse a mãe da criança em entrevista ao G1. Ela conta que estava enviando mensagens ao marido quando olhou para o lado e viu a filha começar a se debater porque estava convulsionando. Foi aí que ela começou a pedir socorro.”Comecei a gritar desesperadamente dentro do ônibus pedindo ajuda, pedindo socorro e tentando entender o que estava acontecendo”. Ela estava acompanhada por seus outros dois filhos e seus pais. A mãe da mulher agiu rapidamente, abriu a boca da menina e conseguiu tirar parte do chiclete preso na garganta, porém ela não voltou a respirar.

Pessoas que estavam no ônibus acionaram a Ecovias que chegou em pouco tempo para ajudar. Um funcionário tentou, mas sem sucesso. Então o operador Angelo Reis, de 41 anos, também entrou em ação. Os dois se revezaram fazendo a manobra de Heimlich [compressões abdominais]. Ele disse ao G1 que a criança só esboçou alguma reação após a quarta manobra, quando foi levada à base da concessionária. Logo depois, foi encaminhada para um hospital, e segundo a mãe “ela já estava conversando e sorrindo”. Felizmente a menina já recebeu alta e passa bem.