Por Emily Elveru, com colaboração de Rhaisa Gaz Trombini, filha de Edileyne e Geraldo/ fotografia por Thayer Allyson Gowdy

Mesmo que seja tentador sacar um algodão para limpar cera de ouvido, o uso exagerado poderia perfurar o tímpano e causar uma infecção no ouvido da criança. Orelhas são surpreendentes auto-limpantes! Joseph Dohar, M.D., otorrinolaringologista do Hospital Infantil de Pittsburgh, dá algumas dicas de como cuidar do ouvido dos seus filhos!
Cera é totalmente normal
É como meleca de nariz, só que do lado da cabeça. O cerúmen (seu nome oficial) faz algumas coisas bem legais: protege e hidrata a pele no ouvido, o canal, contém propriedades que combatem infecções e mantém a poeira e sujeira longe do tímpano. Se está amarelo e pegajoso, pode deixar!

Seja muito, mas MUITO gentil
Você pode limpar levemente ao redor das orelhas externas com um pano durante o banho, mas evite colocar qualquer coisa dentro! Se você fizer isso, pode acabar arranhando o interior da orelha ou empurrar cera para ainda mais longe. Saiba que a cera vai passar pela abertura, secar e cair sozinha! Se você estiver preocupada com o acúmulo, fale com o pediatra do seu filho. Ele poderá remover o excesso de cera sem causar danos ou prescrever gotas especiais. Apenas de lavar o cabelo do seu filho regularmente manterá os ouvidos limpos.

Fique sempre de olho
Você não pode ignorar o sistema auditivo do seu filho – mesmo que as vezes ele te ignore. Se você notar ele fica colocando o dedo ou outros objetos dentro do ouvido pode ser um sinal de que ele está irritado ou bloqueado de cera. Isso pode levar a dor e perda auditiva se não for atendido. Pergunte ao seu filho se ele está com dor ou incomodo e consulte um médico para diagnosticar melhor.
Leia também:
Estudo holandês conclui que fones de ouvido podem deixar seu filho surdo
Saiba quais são os cuidados necessários com o ouvido do bebê