
Heloísa Ribeiro de Lima, de 7 anos, e o irmão Henzo Ribeiro, de 5, se inspiraram no trabalho do pai, Quelyson de Souza, que é Engenheiro Florestal, para plantar mais árvores no condomínio em que moram, em Rio Branco, no Acre. As crianças sentirem falta da arborização, após se mudarem de outro bairro, e já plantaram mudas de brancos lanterneira, chuva-de-ouro e ipês roxos.
A iniciativa começou em 2014 e desde então, mais de 40 árvores foram plantadas no local. De acordo com Quelyson, em entrevista ao G1, além de ajudar no processo de arborização, é também uma atividade de educação ambiental com as crianças. “Pego as mudas no Viveiro da Floresta ou pego a semente e faço germinação com eles. Faço o preparo quando estão aptas, escolho um local pouco arborizado e, em cima disso, finais de semana plantamos as mudinhas nos canteiros centrais da rua que moramos”.

“Minha filha era pequena e, como sou engenheiro florestal e trabalho com meio ambiente, temos acesso a algumas mudas. Sempre pego essas mudas e na época do plantio, de chuvas, faço atividades com meus filhos”, contou ao site. Ele comentou também que outras árvores já são plantadas a partir das sementes que foram dadas. “Coletamos sementes de ipê, que são floradas, e mostro para eles o processo, desde colocar para germinar até virar muda e plantar”.
O pai das crianças diz se sentir orgulhoso, pois eles participam de todo processo e sabem da importância em cuidar do meio ambiente. Além de acharem a atividade divertida, Heloísa e Henzo têm como responsabilidade cuidar, regar e limpar as plantações. “Com esse tipo de atividade, a gente consegue aumentar as áreas verdes, onde a temperatura é maior por conta do asfalto e concreto”.
Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:
Leia mais:
Fralda feita de mandioca é a nova invenção para burlar a poluição ambiental
Peça”O Príncipe dos Porquês” foca a Língua Portuguesa e a importância da preservação ambiental
Chá de revelação acaba em desastre ambiental e multa de 220 mil dólares