Aprender um idioma novo pode ser uma experiência enriquecedora. Nesse sentido, muitas pessoas acreditam que a infância é a melhor época da vida para adquirir esse conhecimento.
Mas você sabia que a resposta é menos direta do que se imagina? A seguir, você confere tudo o que precisa saber sobre o aprendizado de idiomas na infância. As informações são do site americano Parents, referência em parentalidade.
Fatores relacionados
Diferentes faixas etárias trazem vantagens e desvantagens na hora de aprender uma língua nova. Porém, também existem outros fatores que influenciam esse processo. Eles incluem:
- Habilidades cognitivas;
- Motivação;
- Estratégias de aprendizado.
Conforme as pessoas amadurecem, a capacidade delas de entender conceitos abstratos e regras de gramática aumenta.
Além disso, a maneira como o idioma é ensinado faz toda a diferença, já que algumas estratégias são mais eficazes que outras.
Aprendizado na infância
Há muitos benefícios em aprender uma segunda língua logo na infância.
Mas o principal deles é que a cabeça das crianças é programada para absorver informações muito rapidamente. Isso se chama neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e mudar.
“Crianças pequenas, geralmente com menos de 10 anos, se beneficiam de uma maior neuroplasticidade, o que lhes permite absorver idiomas e frequentemente alcançar uma proficiência quase nativa com facilidade”, afirma a neuropsicóloga Dra. Sanam Hafeez.
Como aprender na infância?
Então, qual é a melhor forma de ensinar uma língua nova para o seu filho? A Dra. Hafeez compartilha algumas dicas valiosas:
- Imersão linguística, com exposição ao idioma nas atividades do cotidiano;
- Uso de recursos visuais, jogos e exercícios práticos;
- Experiências reais, como intercâmbios culturais e interações com falantes nativos.
O que muda na adolescência e na fase adulta?
Existem algumas diferenças notáveis entre o aprendizado na infância e em outras fases da vida.
Por exemplo, na adolescência, os alunos têm vantagens que, de certa forma, tornam a experiência mais fácil e enriquecedora. Algumas delas são a flexibilidade cognitiva e a capacidade de resolver problemas.
Já na vida adulta, o aprendizado fica mais difícil devido à falta de tempo e ao medo de errar. Mas ainda vale a pena — pesquisas indicam que a plasticidade do cérebro nessa fase é maior do que se pensava.
Conclusão
A verdade é que não existe uma fase perfeita para aprender um idioma novo. Seu filho pode ser bem-sucedido nessa missão em qualquer idade!
Além disso, os benefícios de conhecer uma segunda língua são os mesmos, seja aos 6 ou aos 60 anos.
“Aprender um novo idioma desbloqueia benefícios cognitivos e novas formas de compreender diferentes culturas, não importa a sua idade”, diz Law. O objetivo é encontrar uma abordagem adequada à sua idade e às suas necessidades de aprendizado.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Por que o meu filho quer desistir de todas as atividades extras?
- 5 motivos para incluir brincadeiras no dia a dia do seu filho








