Um vídeo lindo está circulando nas redes sociais, desde a última segunda-feira (18). Nele dois alunos com autismo do ensino fundamental explicam de maneira bem clara e didática, para os colegas de sala, o que acontece na cabeça de um autista quando há muito barulho.
Enquanto a professora grava a apresentação, um dos meninos pega uma garrafa e chacoalha e diz que quando os autistas escutam muito barulho os pensamentos ficam como a água dentro do recipiente. “Parece que a cabeça da gente entope”, comenta.
A publicação feita por uma página no Facebook chama “Inclusão ou Exclusão” teve quase 3 milhões de visualizações e 71 mil compartilhamentos.
Muitos internautas se sensibilizaram com a apresentação dos meninos e algumas mães de crianças que também têm autismo comentaram. “Sonho com o dia que meu filho fale assim… Possa expressar o que o incomoda, o que o alegra. Ele é verbal, mas não tem diálogos longos assim”, escreveu Ana Paula Feijoli.
“Tenho uma figurinha linda autista que é um turbilhão de emoções. Não é fácil lidar com as crises e as dificuldades em comunicação, mas estamos lutando”, escreveu outra mãe, Rayane Silva.
Leia também:
Estudo mostra que autismo pode ser diagnosticado ainda em bebês a partir dos 3 meses
Mãe de menino autista faz apelo na web e ganha “Netflix personalizada” para o filho