Muitas vezes esquecida, a saúde dos rins dos nossos pequenos também pode apresentar complicações e merece cuidados especiais. Pensando nisso, a prevenção renal em crianças é o tema deste ano do Dia Mundial do Rim, celebrado dia 10 de março.
Leia mais:
Sintomas podem indicar doença renal em criança
Quando levar as crianças ao urologista?
Infecções e doenças mais sérias como estreitamento da uretra (canal por onde sai o xixi), refluxo da urina (quando o xixi volta da bexiga para os rins) e tumores podem fazer com o que rim perca a capacidade de filtrar o sangue, provocando o acúmulo de toxinas e impurezas no organismo. Além da saúde, isso afeta até o desenvolvimento na escola e no relacionamento com a família e amigos porque as crianças podem ficar irritadas.
Causas
Essas complicações podem ser causadas tanto por doenças hereditárias, quanto por repetidas infecções urinárias. Para saber se o seu filho está passando por problemas desse tipo é preciso ficar de olho em inchaços no corpo e vômitos frequentes. “Até problemas ósseos, anemias de difícil tratamento e hipertensão arterial são alguns dos sintomas que indicam a necessidade de avaliação renal nas crianças”, alerta o pediatra especialista na saúde dos rins das crianças Arthur Ricardo Wendhau-sen.
Prevenção
De acordo com Marcos Alexandre Vieira, presidente da Fundação Pró-Rim, uma das organizações que apoiam o Dia Mundial do Rim, começar a prevenção deste quadro desde a infância é a melhor opção. Hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e ficar sempre de olho na pressão arterial nas consultas de rotina das crianças a partir dos três anos podem ajudar a evitar doenças. “Controlar o consumo excessivo de sal, muito presente nos salgadinhos, sucos de caixinha e outros produtos industrializados, e beber bastante água água também são dicas fundamentais para prevenir infecções nos rins das crianças”, indica o especialista.
Dia Mundial do Rim 2016
Para marcar a data com o tema “A Prevenção Renal começa na Infância” diversas ações de prevenção em escolas, parques e locais de circulação de público infantil serão realizadas pelo país. Em São Paulo, o local escolhido para um evento especial sobre o assunto foi o Parque Ibirapuera. No sábado (12), a partir das 9h serão distribuídos folhetos informativos e as crianças e pais poderão medir a pressão arterial em tendas de saúde, além de participar de atividades lúdicas para entender o sistema urinário.
No mesmo dia,será realizada uma campanha de conscientização dentro do Parque Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina. Já no Rio de Janeiro, quem destaca a importância da prevenção das doenças renais é o ponto turístico mais querido da cidade, o Cristo Redentor, que será iluminado às 18h30 com as cores azul e vermelho.
Descubra como substituir o sal por outros ingredientes nas refeições