Publicado em 01/12/2023, às 11h30 por Ketlyn Ribeiro, Estagiária | Filha de Rosangela e Christian
O 16º Seminário Internacional Pais&Filhos está acontecendo nesta sexta-feira, 1 de dezembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. A edição traz o tema 'Vai na Tua', com reflexões essenciais, bate-papos, palestras e mesa-redonda. Além disso, ao longo do dia teremos sorteios, podcast ao vivo, convidados especiais e muito mais.
Assim que as portas se abriram, os participantes puderam iniciar o credenciamento e desfrutar do nosso welcome coffee, além de conferir o local, cheio de ativações interativas. Como tradição em toda edição, Andressa Simonini, filha de Branca Helena e Igor, e editora-executiva da Pais&Filhos se juntou a Adriana Cury, mãe de Alice e diretora geral da Pais&Filhos para a abertura do evento.
Adriana também agradeceu a presença de todos. E, deixou claro que, a sacola de brindes do seminário é uma forma de presentear todos que estão acompanhando as palestras desde o ínicio. "Esse seminário é preparado por nós. A gente se prepara muito para esse dia. É aquele dia que você montou a festa do filho e a ansiedade está a mil", comparou.
Andressa começou o dia dando boas-vindas à todos aqueles que fazem com que esse evento tão especial aconteça: apoiadores, parceiros, convidados e todo o público. "Esse seminário do final do ano é sempre mais difícil. Mas, batemos o recorde de parceiro e de recursos, isso não seria possível sem cada um de vocês que estão aqui", agradeceu.
A editora-executiva da Pais&Filhos apresentou o tema do Seminário "Vai na Tua', dizendo que única certeza que temos é que iremos nascer, crescer e morrer. "Enquanto vivemos, temos muitas histórias para contar. E, uma parte dessa série, é a maternidade e paternidade, quando um filho nasce, ele vem para bagunçar tudo", contou.
Depois, Andressa fez uma analogia da vida com várias edição de uma revista. "E, como uma edição de revistas Pais&Filhos, todos os dias você escreve e usa as palavras para contar a história dessa vida. O bom de tudo isso, é que você pode virar a página", disse.
Andressa lembrou que não há nada como uma lembrança física, mas alertou que devemos saber o momento certo de virar a página porque, se não, cansa. "A história da Pais&Filhos escreveu mais de 76 mil páginas, é muita história, é muita gente. Quantas páginas vocês escreveram da vida de vocês?", perguntou.
Segundo ela, a Pais&Filhos, continua escrevendo histórias. "Juntos, com os palestrantes e os convidados, cada palavra vai fazer com que a gente escreva uma história do seminário. Pois, é juntos que se cria filhos", continuou.
De acordo com Andressa, na vida, precisamos fazer cortes: "Editem a vida de vocês, cortem, você que edita e diagrama a página da sua vida e fechem uma edição. Quando vocês colocam um filho do mundo, vocês têm a certeza que tudo vai dar certo. Fechem a edição de vocês pensando nisso", disse.
Andressa também explicou mais sobre o tema Vai na Tua, que aborda a intuição de quem cria filhos. Pois, segundo ela, existe a parte técnica, mas a maternidade também tem a intuição, 'o achismo'. "Na maternidade, tem o instinto, que tem o lado da razão e da emoção. No momento do parto, você tem um pico de ocitocina, que mexe com você, faz nascer quimicamente um poder da tomada de decisão da vida", afirmou.
Porém, ela lembrou que, esse instinto não pode ser só da mãe, já que gera sobrecarga. "Pai não tem igual o da mulher, mas é construído", lembrou. "Escute, decide, e vai dar certo. A decisão é sua, e o 16 Seminário Pais&Filhos tem esse tema Vai na Tua por isso. Trate com leveza as soluções, porque se vocês se sobrecarregarem, gera culpa e a culpa destrói, faz vocês infelizes", enfatizou.
Andressa ainda deixou um recado importante: "Ninguém cria filho feliz se não estiver feliz. Dói para a criança não te ver feliz", finalizou.
Diante de tantas pressões da sociedade e rotina para você ser a mãe perfeita, cobrança por parto normal, amamentação em livre demanda, criação sem telas, comunicação não violenta, alimentação orgânica, exclusão de chupeta e mamadeira… Ufa! É quase impossível atingir todas as expectativas que descarregam em nós, o que leva a sobrecarga, insegurança e um sentimento de confusão.
Estamos encarando uma geração de supermães que carregam o peso de expectativas e cobranças diferentes das nossas mães e avós. Mulheres que estão desconectadas da própria intuição com medo de não ser a mãe perfeita. Mulheres que são elogiadas por todos enquanto cumprem uma expectativa irreal de maternidade, mas que se sentem mais sozinhas do que nunca.
Mas a maior verdade no meio de tanta informação e julgamento é que ninguém no mundo conhece seu filho melhor do que você. Não tenha medo de confiar no que você acha que é melhor para a sua vida e para o seu filho. E se der medo, vai com medo mesmo. Afinal, você sabe da sua realidade. Por esses e tantos outros motivos, reforçamos no 16º Seminário: vai na tua. Confie!
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Notícias
Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Família
Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso
Bebês
Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar
Notícias
Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"