• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Seminário

A Sua Realidade: os erros e acertos fazem parte da parentalidade – e está tudo bem!

Por Jennifer Detlinger
29/05/2021
Em Seminário
O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos acontece em 1º de junho, ao vivo e gratuito

O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos acontece em 1º de junho, ao vivo e gratuito reprodução/Getty Images

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Só no Brasil, existem 35,5 milhões de crianças. Isso significa que a cada 100 pessoas que moram no país, 17 têm até 12 anos de idade. Cada uma delas com uma vida, história, família e realidades diferentes. O fato é que mesmo em meio às dificuldades, medos e culpas que chegam com a parentalidade, as pessoas continuam tendo filhos. Antes de qualquer coisa, podemos afirmar que a tarefa de criar um filho em pleno século XXI é difícil, sim. Mas ainda vale muito a pena. E por quê? Essa é a grande pergunta de um milhão de dólares.

O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos acontece em 1º de junho, ao vivo e gratuito (Foto: reprodução/Getty Images)

Cada família tem sua razão para colocar um filho no mundo. “Enxergo a criação de filhos como um desafio pessoal que as pessoas podem assumir mediante o desejo, que em grande parte é inconsciente, mas que temos como acessar. Hoje em dia, o que faz com que as pessoas decidam ter filhos tem muito mais a ver com o projeto de realização pessoal. O encontro com o filho é o encontro com o seu estranho, com aquilo que você não sabe de você. É um encontro com um amor diferente, um extremo de responsabilização, de cuidado e muito investimento”, explica Vera Iaconelli, psicanalista e doutora em psicologia, mãe de Gabriela e Mariana.

É o amor

Independentemente da configuração familiar, cada um tem sua realidade, anseios e pressões durante a jornada de criar os filhos. Mas a justificativa para o fato de continuarmos nos tornando pais e mães é quase inexplicável: o amor. “Existe uma vontade dos nossos genes se eternizarem. De alguma forma, a gente tem essa pressão biológica para continuar tendo filhos. Agora, vale a pena? Porque tem problema, dificuldade, culpas e medos. Porque a gente se desafia e se enxerga nos nossos filhos, nos conhecemos melhor nesse processo, nascemos junto com o filho. Nasce um novo casal, uma nova mãe e um novo pai. E esse é um processo de humildade, autoconhecimento, evolução, silêncio, paciência, fortalecimento, inteligência emocional, comunicação. Tem muitos pontos positivos nesse processo. Em geral, o que faz mesmo valer a pena é a tentativa. O desafio nos traz um sentido de propósito e realização. No caso dos filhos, você descobre uma outra pessoa para amar profundamente pelo resto da sua vida”, defende Marcos Piangers, jornalista e colunista da Pais&Filhos, pai de Anita e Aurora.

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

LeiaMais

Temporada de Eclipses e grandes mudanças

Como você está criando o seu filho?

14 de setembro de 2025
Carregando energia, descarregando estresse

Carregando energia, descarregando estresse

13 de setembro de 2025
Filho de Angélica e Luciano Huck é visto em passeio com a namorada em carro de luxo

“É proibissímo”: Angélica fala de regra em sua casa e como passa o tempo em família

2 de setembro de 2025
Proteção e cuidado com a infância em espaços digitais

Proteção e cuidado com a infância em espaços digitais

31 de agosto de 2025

Errar faz parte, acertar também

O amor é a razão da parentalidade valer a pena e de não desistirmos em meio aos desafios. Mas mesmo com um sentimento tão expansivo como o amor entre pais e filhos, a parentalidade é uma eterna corda bamba que se divide em erros e acertos. E se entender como um pai ou mãe que vai errar, acertar, cair, levantar e tentar novamente é um dos melhores caminhos para enfrentar tudo com mais leveza e encontrar sua realidade durante a criação dos filhos.

“Erros e acertos fazem parte da vida, mas temos um pouco de dificuldade de entender isso no âmbito da parentalidade. É quase como se as pessoas acreditassem que isso é evitável. ‘Ah, vou me policiar bastante e não vou errar’. Não, o erro é intrínseco, faz parte. É ainda mais importante diferenciar a culpa da responsabilidade. Nós temos responsabilidades e precisamos arcar com o que fazemos de certo e errado, sabendo que o erro faz parte. Mas a culpa faz supor que eu poderia ter feito melhor, o que nem sempre é verdade. Pode ser que eu venha a fazer melhor no futuro, mas provavelmente eu fiz o que era possível até então. A culpa serve para ficar alerta, porque quando você está lá se chicoteando pelo que deixou de fazer, muitas vezes está se compromentendo pouco com a sua responsabilidade e com o empenho para melhorar da próxima vez. E na próxima vez, você vai cometer outros erros provavelmente”, justifica Vera.

Os erros e acertos são intrínsecos à parentalidade. Afinal, não existe mãe, pai ou filho perfeitos. “Quando a gente erra, reconhece esse erro e entende que isso é uma oportunidade de aprender e melhorar, estamos dando essa oportunidade para os nossos filhos verem que isso é uma coisa que faz parte da vida. Fica um discurso meio desconectado se a gente fala isso pros nossos filhos, mas se cobra sempre a perfeição. É claro que isso vai vir junto de muita culpa e muita frustração. A culpa vem sempre, mas é um exercício diário de olhar para a gente com um pouco mais de afeto e compaixão também, saber que eu estou dando o meu melhor enquanto pai e que eu estou sendo suficientemente bom. O que importa é o que fazemos com os erros. Finge que não errou, pede desculpas e tenta reparar? Para mim, isso é o mais importante nesse processo de erros e acertos”, conta Thiago Queiroz, colunista da Pais&Filhos, educador parental, criador do site Paizinho Vírgula!, pai de Dante, Gael, Maya e Cora.

Expectativa X realidade

Ao mesmo tempo em que é importante se entender e se aceitar como uma pessoa que tem defeitos e fragilidades, você tem todo o direito de fugir da obrigação de estar sempre expondo os seus erros como mãe ou pai para o mundo. Que atire a primeira pedra quem nunca pagou a língua durante a maternidade ou paternidade. Criar um filho é descobrir que a prática é bem diferente da teoria. E está tudo bem com isso! “É preciso encarar os erros com naturalidade, até porque eles são fundamentais para o aprendizado. Quando a gente desconstrói essa falsa ideia da masculinidade infalível e entendemos que, pelo contrário, reconhecer nossas fraquezas nos permite ter essa plenitude na nossa humanidade, percebemos a dádiva que é a dificuldade, os medos, as vulnerabilidades, porque são elas que trazem a tona a nossa humanidade. Então, ao contrário do que pensávamos, guiados pelo machismo, que reconhecer fraquezas e dificuldades nos coloca em xeque ou nos diminui, passamos a entender que a nossa fraqueza nos humaniza ainda mais. Estamos aqui para aprender, crescer e assim nos tornarmos melhores, até mesmo filhos, através do reconhecimento dos nossos erros enquanto pais. Então, nos tornamos filhos melhores para os nossos pais, e pais melhores para os nossos filhos quando abraçamos a humanidade”, defende Humberto Baltar, pai de Apolo, educador e criador do coletivo Pais Pretos Presentes.

Cada família tem a sua realidade e sabe o que é melhor para o filho no momento da criação. Em meio a esses erros e acertos, você vai encontrando aos poucos a sua forma de amar, cuidar e criar vínculos entre pais e filhos. Por isso, é com muito orgulho que apresentamos, em parceria com a Natura Mamãe e Bebê, o 11o Seminário Internacional Pais&Filhos – A sua realidade – acertar faz parte, errar também. Ao longo do evento, teremos muito conteúdo e troca de experiências, por meio de palestras com especialistas, mesa-redonda, pocket show, sorteios, ativações de marcas, para discutir esse tema durante 8 horas seguidas de live. A transmissão ao vivo acontece no Facebook e YouTube da Pais&Filhos, de forma gratuita. No Instagram, você também poderá acompanhar entradas pontuais e bastidores do evento com teasers e flashes, além de matérias no site atualizadas em tempo real para ver e rever as conversas com os participantes.

Tags: 11º Seminário InternacionalA Sua Realidadeerros e acertosFamíliaSeminário
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Antes de supor como seu filho irá desempenhar neste ano letivo, demonstre apoio

Educação na pandemia: seu filho precisa saber que você acredita na capacidade de superação dele

Cleo Pires diz que precisou fazer teste para interpretar papel de filha de Glória Pires em novo filme
Famosos

Cleo Pires diz que precisou fazer teste para interpretar papel de filha de Glória Pires em novo filme

Por Marilia Navarro
16 de setembro de 2025
0

Mesmo sendo filha da protagonista na vida real, Cleo precisou disputar o papel com outros nomes para integrar o elenco...

Leia maisDetails
Após rumores de affair, Virginia responde perguntas sobre Vini Jr.: “Sentindo com o tempo”

Após rumores de affair, Virginia responde perguntas sobre Vini Jr.: “Sentindo com o tempo”

16 de setembro de 2025
Virginia vende jatinho que deu de presente para Zé Felipe durante casamento para comprador inesperado

Virginia vende jatinho que deu de presente para Zé Felipe durante casamento para comprador inesperado

16 de setembro de 2025
Iza conta como foi transformada pela maternidade: “Me sinto muito mais completa”

Iza conta como foi transformada pela maternidade: “Me sinto muito mais completa”

15 de setembro de 2025
Ludmilla rebate questionamentos sobre paternidade da filha e destaca importância do amor da mãe

Ludmilla rebate questionamentos sobre paternidade da filha e destaca importância do amor da mãe

15 de setembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.