Muitas crianças querem presentes para o Natal ou sorvetes no fim de semana, mas ainda não pensaram em como é possível fazer essas aquisições. Por isso, a educação financeira infantil é essencial para o seu filho entender melhor como o mundo funciona.
Logo abaixo, trouxemos algumas perguntas que as crianças costumam fazer sobre alfabetização financeira. Confira dicas de como respondê-las, de acordo com matéria da Pais&Filhos.
De onde vem o dinheiro?
Você já fez essa pergunta para o seu filho? As respostas costumam ser as mais diversas, desde “pai e mãe” até “presidente”. Mas mostrar a realidade para as crianças pode ser uma experiência bastante descontraída.
É possível ensiná-las a ganhar dinheiro de diversas maneiras lúdicas. Alguns exemplos clássicos são a venda de limonada e de brinquedos antigos. Assim, seu filho aprende e ainda se diverte!
Como funciona o mercado de trabalho?
Para responder a esse questionamento, você pode criar várias brincadeiras sobre dinheiro. Qualquer atividade que ensine a criança a ter hábitos financeiros saudáveis desde cedo é bem-vinda.
Um bom exemplo é a transformação da sua própria casa em uma loja. Que tal colocar etiquetas de preços em itens domésticos? Com os seus ensinamentos de educação financeira, seu filho consegue entender quais objetos ele poderia comprar com o dinheiro que tem.
Como administrar meu dinheiro?
Quando essa pergunta surgir, o primeiro passo é dar uma certa quantia de dinheiro para a criança. Afinal, se ela não tiver dinheiro em mãos, não vai aprender a administrá-lo.
Uma possibilidade interessante é brincar de banco com o seu filho. Pergunte quanto dinheiro ele gostaria de sacar e quanto preferiria manter na conta, como se fosse uma instituição financeira de verdade. Aproveite para entender as motivações por trás dessas decisões da criança.
Eu preciso ou eu quero?
Essa última pergunta pode ser a mais complexa de responder. Crianças sempre falam do quanto “precisam” de um brinquedo novo, então a ideia é ajudá-las a entender a diferença entre a necessidade e o desejo.
Você pode explicar que necessidade é tudo de que precisamos para sobreviver, como ar, água e comida. Complemente estabelecendo que desejo é tudo que gostaríamos de ter. Em tom bem-humorado, é interessante “repreender” alguém da família que diz que “precisa” de algo trivial, inclusive você. A criança se diverte quando os adultos cometem deslizes.