Publicado em 23/08/2024, às 14h20 por Ana Luiza Messenberg
A esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado, é uma condição que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura nas células hepáticas. Entre os principais fatores que contribuem para esse problema estão o consumo excessivo de álcool, obesidade, diabetes, resistência à insulina e o sedentarismo. É estimado que cerca de 25% a 30% da população brasileira sofra com esta condição, de acordo com pesquisas recentes.
Mesmo que os métodos naturais e caseiros não substituam o tratamento médico tradicional, profissionais afirmam que eles podem servir como complementos eficazes.
O dente-de-leão é famoso pelas propriedades diuréticas, antioxidantes e anti-inflamatórias, benéficas para a saúde do fígado. Pesquisas em animais sugerem que o extrato de dente-de-leão pode ajudar a diminuir o acúmulo de gordura no fígado. A planta é rica em compostos bioativos, como flavonoides e terpenoides, que possuem propriedades protetoras e contribuem na regeneração das células hepáticas.
De acordo com estudos, o consumo de chá de alcachofra pode trazer benefícios consideráveis para a saúde do fígado, entre eles, a redução da gordura hepática. Os compostos na alcachofra estimulam a produção de bile, facilitando a digestão e a eliminação de toxinas do fígado. A planta, inclusive, também contribui para a redução do colesterol e da pressão arterial, fatores regularmente associados à esteatose hepática.
Manter-se bem hidratado é fundamental para a saúde do organismo, inclusive para o fígado. Beber uma quantidade suficiente de água ajuda a anular toxinas e resíduos do corpo, colaborando para o bom funcionamento do fígado. A hidratação adequada é uma medida simples, mas que promove resultados eficazes para ajudar a saúde hepática.
Praticar exercícios físicos regularmente é uma das estratégias consideradas mais eficazes para diminuir a gordura no fígado. Atividades físicas melhoram a sensibilidade à insulina, contribuem para a perda de peso e promovem o bem-estar geral. Contar com a ajuda de um especialista de saúde pode oferecer ainda mais orientações adequadas sobre as atividades físicas mais indicadas para cada caso.
Garantir uma alimentação saudável desde cedo é uma das maiores preocupações dos pais. Afinal, como você pode introduzir um estilo de vida saudável para o seu filho desde os primeiros momentos? Tudo o que uma criança aprende na infância a acompanha pela vida inteira, e por esse motivo, nunca é cedo demais para incentivar uma boa alimentação na vida do seu filho, fazendo com que “saudável” seja também sinônimo de “divertido” e “gostoso”.
Por mais difícil que pareça o momento da introdução alimentar, certificar que o seu filho construa uma relação saudável com a comida é extremamente importante, já que será algo que irá o acompanhar por toda a vida. Além disso, a alimentação saudável é a melhor amiga de uma criança. Ela previne doenças na infância e também no futuro, como a obesidade infantil. Segundo dados de 2019 da UNICEF, cada vez mais os índices de sobrepeso e obesidade infantil aumentam ao redor do mundo.
No começo dos anos 2000, a proporção de crianças com excesso de peso era de uma a cada dez. Já em 2016, esse número mudou. Em 16 anos, a proporção dobrou, e passou a ser uma criança a cada cinco, e comparando com a década de 1970, dez vezes mais meninas sofrem com obesidade infantil hoje em dia, enquanto os meninos são 12 vezes mais. Leia mais clicando aqui.
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Notícias
Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica
Família
Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”
Despencou o preço
Esquenta Black Friday: até 50% de desconto na linha Galaxy S23 da Samsung
Notícias
Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles
Família
Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Notícias
Tema inusitado e portal de quatro metros: saiba detalhes da festona de 1 ano de Mavie