Muitas grávidas sofrem com o desconforto da azia durante o período gestacional, principalmente depois da 20ª semana de gravidez. Isso acontece porque conforme o útero se expande, ele pressiona o estômago contra o esôfago e, como consequência, causa o refluxo e toda a sensação ruim que o acompanha.

Resolver esse problema pode parecer simples se você simplesmente elimina a comida do cardápio, mas isso também pode fazer com que você perca alguns nutrientes importantes quando falamos de alimentos saudáveis e nutritivos. Para te ajudar a lidar com a azia da melhor maneira, separamos as cinco coisas que mais causam desconforto e te mostramos como driblar a situação – mas, é claro, sempre converse com seu médico para saber qual é o melhor caminho.
Comidas cítricas
Alimentos mais ácidos como laranjas, toranjas e tomates podem causar azia depois das refeições.
Solução: quando for consumir tomates, opte por comê-los em um sanduíche de frango em vez de uma salada temperada. O suco de laranja pode ser tomado depois de comer alguma coisa mais leve no café da manhã, como cereais.

Café e refrigerante
Bebidas que contenham cafeína são conhecidas por causarem azia, mas principalmente em gestantes.
Solução: além de limitar a quantidade de café e refrigerantes que você ingere (e diminuir a quantidade de cafeína é bom para a saúde da grávida e do bebê de qualquer maneira), não beba de barriga vazia – tente sempre forrar o estômago ou optar por versões descafeinadas das bebidas.
Bebidas alcoólicas
Única solução possível: bebidas que contém álcool são expressamente proibidas durante a gestação.
Comidas gordurosas
Alimentos gordurosos e com fritura tendem a causar azia porque demoram mais tempo para serem digeridos pelo organismo.
Solução: escolha carnes mais magras e alimentos derivados de leite com pouca gordura. Além disso, opte por assar ao invés de fritar.

Chocolate
Solução: coma menos (a gente sabe que é difícil… mas vale o esforço). Tente limitar a quantidade de chocolate que você come e, quando fizer isso, certifique-se de que você não está de barriga vazia.