Maria Clara Santana, de 76 anos, mãe de 11 filhos, avó de 19 e bisavó de dois, surpreendeu ao realizar um grande sonho: se formar em pedagogia. Ela deixou os estudos, ainda muito jovem, para se casar e precisou enfrentar a resistência do marido e muito preconceito para se tornar professora na cidade de Cipó, na Bahia.
Aos 40 anos conseguiu voltar às salas de aulas por meio do EJA, programa municipal de Educação de Jovens e Adultos e concluiu o primário. Pouco tempo depois, ela concluiu o ensino médio. Ela foi matricular o filho e aproveitou o momento para fazer a própria matrícula.
Apesar do filho ter abandonado a escola, Maria não desistiu e concluiu a escola aos 50 anos. Ela inclusive lutou pelos estudos das filhas, já que o marido também era contra. “É que na minha época era diferente. Entrei na escola com uns 8 anos e era roça. Não tinha carro, não tinha professora direito, então nem sempre tinha aula. Com o tempo ele foi se acostumando. Mas foi um sofrimento para mim”, relembra ao site Só Notícia Boa.
Após terminar a escola, a avó chegou a dar aula para algumas crianças. Mas doi a chegada de uma universidade na cidade, que fez com que ela decidisse cursar pedagogia. Foram 4 anos de estudos, até concluir. Maria falou dos planos para o futuro: “Quero trabalhar no ano que vem, mas só com ensino presencial. E se tiver pós-graduação, eu ainda vou lá!”, avisou.
