Em um evento alarmante ocorrido no Hospital Barão de Lucena, localizado na região da Iputinga, Zona Oeste do Recife, uma recém-nascida foi atingida de raspão na cabeça por uma bala perdida. O incidente aconteceu no último domingo, 26 de maio, aproximadamente às 19h, na ala pediátrica situada no quinto andar do estabelecimento. A criança, que havia nascido apenas quatro horas antes do ocorrido, encontrava-se em seu berço quando foi surpreendida..
Segundo relatos do zelador Luís Guedes, pai da vítima, um som abafado foi ouvido seguido pelo choro intenso da filha. Ao verificar a situação, percebeu-se a presença de uma bala ao lado da cabeça da bebê. O susto e o desespero tomaram conta dos pais que prontamente retiraram a criança do berço e observaram um ferimento leve na cabeça. Além da recém-nascida afetada, outros dois bebês também estavam presentes na sala no momento do incidente.

”Ela estava dormindo, e, de repente, a gente escultou aquele estalo abafado. E eu escutei minha filha chorando muito alto, corri para pegar ela e, quando olhei, ao lado da cabecinha dela estava a bala”, disse o pai em entrevista para a TV Globo.
Imediatamente após o acontecimento, os responsáveis pela criança buscaram o auxílio de policiais militares que atuam na segurança do hospital. A área foi isolada para investigação enquanto as mães com seus bebês em leitos próximos foram realocadas para garantir a continuidade dos cuidados médicos sem interrupções.
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informou que a bebê recebeu atendimento médico especializado ainda na noite do incidente. Após ser examinada por uma equipe de neonatologia, confirmou-se que seu estado de saúde é estável e não apresenta riscos. “A gente ficou muito desesperado, sem saber o que fazer. Poderia ter causado a m0rte da minha filha. Ela tinha acabado de nascer e poderia ter m0rrido no próprio hospital”, disse Luis.

O pai da menina expressou sua preocupação e intenção de buscar justiça. Apesar de não ter registrado o caso imediatamente devido à falta de familiaridade com a cidade do Recife, Luís Guedes planeja formalizar um boletim de ocorrência em sua cidade natal, Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Ele deseja que as autoridades investiguem profundamente o caso para evitar que situações semelhantes aconteçam novamente.
A Polícia Militar especula que o disparo tenha origem externa ao hospital, provavelmente da rua. A Polícia Civil já está conduzindo as investigações através da Delegacia do Cordeiro para esclarecer as circunstâncias exatas do ocorrido e identificar os responsáveis pelo disparo.