Onde está a cabeça da criança? Quanto mais você olha, menos você entende. É isso mesmo, ilusão de ótica! Diferente das famosas montagens, as imagens de ilusão de ótica são percebidas pelo sistema visual de uma maneira e interpretadas de forma diferente no cérebro. Nesse caso a criança parece estar “sem cabeça”, graças ao ângulo e a posição que a foto foi tirada.

A explicação é que enquanto o cérebro pode processar alguns dos atributos da imagem ou objeto, há aspectos que são enganosos e, portanto, levam a erros no processo perceptivo. Mas, se você analisar bem, consegue entender cada um tem a sua cabeça, a criança e o adulto.
Repare bem
Se você olhar com atenção, a orelha pertence ao menino, da mesma forma que a parte de trás da cabeça. Se prestar bem atenção, do lado da testa há uma divisão que separa a cabeça do adulto e da criança. Alguns fatores ajudam nessa confusão, como as cor de pele de ambos que é bem parecida e também dos cabelos.
Você lembra de outras fotos que viralizaram dessa forma?
É o caso da foto deste cachorro que ficou incrível!

Ao postar nas redes sociais o tutor norte-americano Nathan Sievers explicou: “Meu cachorro estava deitado com a cabeça ao meio-fio. Ficou parecendo que ele foi decapitado”. De fato, Nathan está coberto de razão, já que o ângulo da fotografia reproduz com perfeição o efeito de ilusão de ótica.
Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Assista o POD&tudo, o podcast da Pais&filhos: