A rotina puxada com as crianças e o trabalho deixa pais e mães estressados na hora de levar e buscar os filhos na escola. Um recurso antigo, mas que continua funcionando – e que ajuda um bocado nesses momentos – é a carona solidária. Antes chamada de rodízio, nada mais era que um combinado entre os pais para levar e buscar alternadamente os colegas dos filhos que moram por perto.
Hoje, a pegada tem a ver com o compartilhamento, uma noção bem contemporânea de otimizar os recursos e evitar desperdício. Bem a nossa cara em tempos de uber, bicicleta compartilhada, apartamentos de aluguel para temporada e por aí vai. Além disso, carros a menos na rua beneficiam o trânsito e o clima. A gente acha bem legal esse espírito de dividir para somar. O seu carro deixa de servir só ao seu filho e passa a ser o point da bagunça e da brincadeira dos amigos.
Mas, para a logística dar certo, a gente levantou algumas dicas de segurança e tranquilidade:
- Selecione interessados que vivem na mesma região e tenham crianças estudando na mesma escola ou em outras próximas.
- Defina claramente a rota e locais de ponto de encontro para buscar e levar as crianças. Realize um sistema de rodízio entre os pais, que pode ser semanal.
- Crie um grupo de WhatsApp para falar com todos os responsáveis instantaneamente. Mas jamais digite ou grave áudio se estiver dirigindo.
- Todo mundo de cinto e respeitando a quantidade permitida de passageiros.
- Criança, sempre, só o banco de trás.
- Nunca pare em fila dupla para embarcar ou desembarcar as crianças. Além de prejudicar o trânsito, é bem perigoso.
- Mantenha os ocupantes entretidos, evitando confusão. Brincar pode. Brigar, não. Vale ter brinquedos, CDs e DVDs. Mas vale mais a pena ainda conversar com a molecada, cantar todo mundo junto e dar boas risadas.
Consultoria: Luciano Driemeier – gerente de Estratégia de Produto da Ford América do Sul e integrante do Comitê de Mobilidade da empresa.
Leia Mais:
Fique ligado: multa para quem transporta criança sem cadeirinha aumenta
Conheça 17 hábitos que as mães muito felizes têm
Veja 10 coisas que as mães podem fazer para otimizar o tempo