Serrana, no interior de São Paulo, foi uma das cidades escolhidas pelo Instituto Butantan para testar a eficácia da imunização em massa com a Coronavac, o município, na região de Ribeirão Preto, registra – quase dois meses após o início do projeto – queda nos casos graves de covid-19.
Com a vacinação em massa, a cidade zerou os casos de intubação na Santa Casa e na Unidade de Pronto Atendimento local. O processo de imunização contra covid-19 avança lentamente em todo o país, então as autoridades consideram que ainda é cedo para comemorar.
Segundo o Valor Econômico, cerca de 66% dos 28 mil serraneses com mais de 18 anos já receberam a segunda dose. Até domingo, 100% deles estarão imunizados. Esse cenário, de acordo com as autoridades, deve se repetir no resto do país apenas no final deste ano.
A secretária de Saúde de Serrana, Leila Aparecida do Valle Gusmão, disse ao portal que “Os números podem ser reflexo da segunda dose, já aplicada em parte da população”. O Instituto Butantan deve avaliar e divulgar os resultados de Serrana apenas em maio.

“Na UPA, que é a linha de frente, há três semanas, de 100 atendimentos diários, 90 eram por sintomas gripais, com suspeita de covid-19. Hoje, de 100, cerca de 40 são por sintomas gripais. É uma queda muito expressiva”, afirma a secretária.
Além do alívio dos moradores da cidade, empresários e comerciantes que viram o faturamento despencar nos últimos meses, têm esperança de que as coisas melhorem e na medida do possível, voltem ao normal. A Associação Comercial e Industrial de Serrana ainda avaliou: “Há um outro olhar para a cidade, com notícias de empresas de fora querendo investir aqui”.