Nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, interior de São Paulo, passou a aplicar a 4º dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 60 anos.
A vacinação será válida para aqueles que já tenham tomado a 3º dose há, no mínimo, 4 meses. A iniciativa tem incentivado outras cidades a fazerem o mesmo. A aplicação da vacina começou após a recomendação do Ministério da Saúde, para vacinar os imunossuprimidos a partir de 18 anos com a dose. A nota foi publicada em dezembro do ano passado.

Além disso, a Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento da Covid-19 do Município divulgou um documento, no dia 31 de dezembro, fazendo a recomendação.
“A necessidade de adequação do esquema vacinal nos indivíduos com mais de 60 anos de idade devido à redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 e, consequentemente, maior risco de adoecimento e de complicações da doença nesse grupo mais vulnerável”, afirma a nota.
Vacinação em crianças
Um levantamento feito pela GloboNews mostrou que menos de 20% das crianças entre 5 e 11 anos não foram vacinadas contra a covid-19. Os dados foram retirados das Secretarias Estaduais de Saúde. São pouco mais de 3,7 milhões de imunizados até esta segunda (7), de um total de cerca de 20 milhões de crianças nessa faixa etária.

A maioria dos estados brasileiros não conseguiu vacinar nem 15% das crianças até agora. Proporcionalmente, os estados que menos vacinaram as crianças até agora são Paraíba (1,8%), Pará (1,9%) e Mato Grosso (2,0%). Apenas 18,8% das crianças do país se vacinaram. Leia a matéria completa aqui.