Nos dias de hoje, em que a rotina corre tão depressa, encontrar tempo de qualidade com os seus filhos pode ser um desafio. Então, é aí que a arte pode te ajudar.
Além de ser uma ótima forma de expressão, ela também é um espaço de troca. Afinal, criar algo juntos, mesmo que seja simples, é uma chance de desacelerar e se permitir viver os pequenos momentos compartilhados.
Processo criativo
O que realmente importa é o processo. Isso porque, quando você mergulha com uma criança no mundo da arte, é necessário que ambas as partes respeitem o tempo um do outro e compartilhem ideias.
Essa troca ajuda a desenvolver habilidades essenciais para o desenvolvimento emocional do seu filho, como empatia, escuta e paciência.
E nem tudo precisa ser um grande gesto artístico — até as pequenas experiências podem gerar grandes aprendizados. Qualquer oportunidade é válida para a criança se expressar e para você descobrir um pouco mais sobre o universo dela.
Arte é presença

Para que esses momentos sejam realmente especiais, o foco deve estar na presença, e não na performance. Já parou para pensar que o foco do seu filho provavelmente está no tempo de qualidade com você?
Também dá para traçar um paralelo em relação ao materialismo do mundo de hoje. Muitas vezes, temos a tendência de presentear uma criança com muitos brinquedos e objetos, mas o que ela realmente gostaria de receber é carinho e proximidade.
O artista MENA, pai de duas meninas, compartilhou com a Pais&Filhos como vive isso no dia a dia. “A arte é uma grande ferramenta de união com a família. O que cabe é a atenção, a dedicação, que é justamente do que as crianças precisam. Elas não precisam de mais coisas, elas precisam de mais presença”, afirmou.
Criatividade no cotidiano
A arte pode estar em qualquer lugar. E o melhor é que ela não exige grandes investimentos! Então, com materiais como papelão, tintas, tecidos antigos ou caixas de sapato, dá para transformar algo básico em extraordinário.
Construir um castelo ou uma cozinha de brinquedo, como MENA faz com suas filhas, é uma atividade que incentiva o olhar criativo e mostra às crianças que a imaginação pode ser uma grande companheira para a diversão.
Dessa maneira, essas experiências fortalecem a autoconfiança delas, o que as ajuda a enxergar valor nas próprias ideias e descobrir o prazer em criar, errar e tentar de novo.
Aprendizados além da brincadeira
A arte não é só diversão — ela também educa. Por meio dela, você pode ensinar sobre sentimentos, sobre o mundo e até incentivar a empatia.
Um bom exemplo é a criação de uma pintura sobre o meio ambiente. Uma manifestação artística assim pode facilitar as conversas sobre cuidado e responsabilidade, temas excelentes para aprender desde cedo.
Vínculo e memória
A verdade é que não é o desenho perfeito que realmente fica para a posteridade. É o carinho e o tempo compartilhado.
Por isso mesmo, a nossa recomendação é incluir a arte na rotina da sua família. Assim, ela pode se tornar uma linguagem de amor entre você e o seu filho.