Família

Como fica a gengiva do bebê quando vão nascer os primeiros dentes? Saiba como cuidar

Freepik

Publicado em 24/08/2023, às 12h22 por Mayara Neudl


Compartilhe:


O nascimento dos primeiros dentes sempre é um marco no desenvolvimento do seu filho e é normal ter dúvidas em relação aos sintomas, às mudanças no comportamento e, ainda, como fica a gengiva do bebê nessa fase.

Conversamos com a odontopediatra Dra. Thelma Parada, mãe de Guilhermina e embaixadora da Pais&Filhos, para entender quais as principais características desse processo e o que fazer para ajudar o bebê quando os primeiros dentes estiverem a caminho.

Quando os dentes começam a nascer?

É comum que o nascimento dos dois dentes inferiores frontais aconteça por volta dos 6 meses de idade, mas não é possível definir uma data precisa. “Até os 3 anos de idade os 20 dentes de leite têm que ter nascido. Às vezes têm dentes que demoram para nascer, mas quando nascem, nascem todos juntos”, tranquiliza a odontopediatra.

Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer dente?

Para cada região gengival podem ser identificados sinais diferentes. “Os dois dentes centrais inferiores são os primeiros que, geralmente, apontam. Esses dois, é possível perceber, a partir do sexto mês, uma discreta alteração na gengiva, na região central do rebordo inferior”, explica a Dra. Thelma.

A gengiva vai ficar inflamada, então fica mais avermelhada (Foto: Freepik)

Já quando são os dentes superiores os sinais são mais aparentes. “A gengiva fica mais esbranquiçada. Ou, ela também pode ficar mais arroxeada, com uma situação que a gente chama de cisto de erupção, é um sinal que o dente está vindo”. A odontopediatra ainda aponta que para os dentes do fundo é preciso observar que a área é maior, por isso, a região pode ficar avermelhada, mas a principal característica é o inchaço.

Como aliviar o desconforto do bebê quando os dentes vão nascer?

A melhor coisa a fazer para ajudar o bebê é compressa fria na região, e isso pode ser feito com alimentos: “Colocar uma maçã, uma manga, uma cenoura, por exemplo, na geladeira e oferecer, ou qualquer alimento que a criança consiga mastigar. A substância fria faz com que diminua essa reação inflamatória e traga mais conforto para o bebê”.

Uma boa maneira de fazer compressa na gengiva de um bebê, é dando uma fruta gelada (Foto: Freepik)

Outra opção viável é colocar mordedores na água gelada e oferecer pra criança. “Mordedores de silicone, emborrachados, para que fique gelado e ao colocar na boca aquele desconforto da criança seja eliminado com a substância fria”.

Quando levar o bebê ao dentista?

A especialista recomenda que caso o bebê não durma, ou não coma, são sinais de que é preciso levá-lo a um profissional, e lembra: “Há alguns fitoterápicos, que são medicamentos naturais vendidos até, muitas vezes, sem receita. Mas que, mesmo assim, é recomendado que seja passado em consulta para que, juntos, o profissional e a família tracem o melhor plano de tratamento para ajudar esse bebê”.

Se ainda assim a criança demonstrar muito desconforto, a Dra. Thelma reforça que os pais levem o bebê em consulta com um profissional da odontopediatria para avaliar a situação. “É importante lembrar que são 20 dentes para nascer, então é preciso entender o que é desconforto que pode ser acolhido, e o que é desconforto que precisa medicar. É uma nuance muito pequena de uma situação para outra, por isso a importância de um diagnóstico preciso”.

É recomendado levar fazer o acompanhamento odontológico desde a gestação (Foto: Freepik)

É importante lembrar que o acompanhamento com um profissional da odontologia é indicado que inicie ainda na vida intrauterina. “Quando a mãe ainda está grávida, para coletar as maiores informações possíveis para os primeiros momentos do bebê. Mas, se não for na gravidez, é recomendado que assim que nascem os primeiros dentes, é importante levar. Surgiu o primeiro dente, é hora da primeira escova, da primeira pasta e da primeira visita ao odontopediatra”.

Pode escovar os dentes do bebê?

Depois que o dente está completamente exposto na cavidade oral, a Dra. Thelma afirma que a gengiva já se adaptou e não são vistas mais alterações. “Entretanto, quando o dente está para nascer, ou está em processo de erupção, a gengiva ficará mais fina e com a coloração avermelhada (o processo inflamatório fisiológico). Pode sangrar e é importante que haja escovação”.

Mais lidas

Notícias

Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"

Notícias

Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"

Notícias

Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady

Notícias

Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção

Notícias

Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos

Família

Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach


Palavras-chave
dentes do bebê primeiros dentes como fica a gengiva do bebê antes dos dentes nascerem como fica a gengiva quando os primeiros dentes vão nascer dente bebê dentes bebê escovação de dentes dos bebês gengiva bebê gengiva primeiros dentes quando escovar os dentes pela primeira vez quando levar o bebê ao dentista pela primeira vez