São Paulo retomou a vacinação contra a covid-19 de mulheres grávidas ou no pós-parto (45 dias depois de terem dado à luz) com comorbidades (doenças pré-existentes, que agravam os quadros da doença) e acima dos 18 anos, nesta segunda-feira, 17 de maio.
A vacinação deste grupo, segundo o G1, havia sido suspensa em todo o estado após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar que o imunizante da AstraZeneca/Fiocruz não seja aplicado neste público.
Segundo a gestão estadual, a retomada vai ser possível por conta de relocações de doses feitas pela Secretaria da Saúde e da entrega do novo lote de vacinas da CoronaVac, que foram enviadas pelo Instituto Butantan para o Ministério da Saúde na quarta, 12 de maio.
Nesta próxima terça, 18, motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais começarão a ser imunizados. Segundo o governo estadual, 165 mil pessoas deste grupo vão receber a vacina.
11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade
Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!
Comorbidades incluídas na vacinação
O governo estadual diz que vai seguir os critérios de comorbidade definidos pelo Ministério da Saúde, para pessoas com as seguintes doenças:
- Insuficiência cardíaca
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndrome coronariana
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardopatias
- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas no adulto
- Próteses valvares e dispositivos cardíaco implantados
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente
- Hipertensão artéria estágio 3
- Hipertensão artéria estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (inclui câncer)
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática
- Portadores do vírus HIV