Fala sério, lixo, é no lixo! Pensando em cada vez mais conscientizar a população sobre isso, um grupo de crianças criaram uma campanha para alertar os adultos sobre o descarte correto de resíduos não reutilizáveis. O projeto que tem o objetivo de mudar o futuro por meio das futuras gerações, ocorre em Foz do Iguaçu, Paraná e no Lago Itaipu, Mato Grosso do Sul.
Para que isso seja possível de acontecer, cerca de 500 crianças de 55 escolas estão pintando bueiros com frases e imagens chamativas, com o intuito de sensibilizar a população adulta sobre o destino correto do lixo.
O projeto “Um Rio Passa Por Aqui” é acompanhado por professores das instituições de ensino. Em seguida, eles não o direcionamento correto aos alunos participantes da ação solidária.

De acordo com o jornal RPC, as duas melhores pinturas de cada cidade serão premiadas pelo concurso. “Nós trouxemos todas as crianças. Elas ficaram muito impressionadas com a quantidade de lixo que estava naquele bueiro. Então na prática eles perceberam o que nós já estávamos trabalhando dentro de sala”, disse uma professora ao RPC.
Já na cidade paranaense, as crianças entenderam ficaram surpreendidas com o acúmulo de lixo nas “bocas de lobo”, nome popularmente dado aos bueiros.
Além disso, os professores explicaram o que acontecer se jogar lixo na ruas. Bem como sujeira e enchentes desnecessárias, visto que, o acúmulo de lixo vai direto para onde a água da chuva poderia transitar livremente.