A escola é o local em que o aprendizado das crianças não se limita apenas academicamente, mas também socialmente. Saber que o seu filho está inserido em um local em que se preze uma boa convivência e pregue o respeito entre os alunos é fundamental. Com isso em mente, o Colégio Santa Cruz decidiu lançar um projeto que vise uma construção de ambiente e pessoas antirracistas.

Esse novo projeto do Colégio Santa Cruz tem em mente a premissa “uma das principais ferramentas contra a discriminação é a informação”, e ele é elaborado em uma parceria entre membros da direção, conselho, responsáveis dos alunos e também um grupo de estudos formado por educadores e parceiros que possuem uma experiência na implantação de projetos semelhantes. Esse novo movimento foi batizado de Santa Plural, e ele tem como o principal objetivo o reconhecimento e o combate do racismo em várias maneiras, contando com ações formativas, revisão de currículos e acervo, além da ampliação de acesso e também a permanência de alunos e educadores negros e indígenas na escola.
A diretora da área de recursos humanos do colégio, Fernanda Petta, faz questão de reforçar o fato de que, desde o ano de 2020, o colégio Santa Cruz tem iniciativas para que seja possível uma ampliação da diversidade racial, tanto nas áreas pedagógicas como administrativas. Essas iniciativas obtiveram resultados, já que Fernanda confirma que 44% das vagas já foram preenchidas por educadores negros e indígenas. Fora isso, vagas para pagantes e também bolsas de estudos foram disponibilizadas. No ano de 2022, uma vaga de aluno pagante foi preenchida e 10 vagas foram preenchidas por alunos negros bolsistas, sendo oito delas integrais e duas delas parciais, que foram definidas pelo próprio Colégio Santa Cruz.

Todas as bolsas apenas foram possíveis graças à criação de uma associação parceira e também pela ajuda de responsáveis e ex-alunos. Um dos alunos de destaques, Chico Buarque de Hollanda, que estudou entre os anos 50 e 60, afirmou que está feliz em apoiar o projeto, já que na época em que estava na instituição, não teve contado com nenhum aluno negro ou indígena: “Nunca será suficiente, o atraso é muito grande, por isso é uma alegria tomar conhecimento desse projeto de inclusão social e racial proporcionado pelo Colégio Santa Cruz, faça parte dessa transformação”. As inscrições para as vagas para educação infantil com direito a cotas e bolsas para alunos negros e indígenas vão até o dia 9 de setembro!
Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!
