Por conta do terremoto que atingiu o centro-sul do Chile em fevereiro de 2010, Barbarita Lara, pesquisadora e engenheira de execução em informática, criou uma plataforma chama S!E, Sistema de Informação de Emergência, com o objetivo de complementar os sistemas de emergência já existentes na atualidade.
O aplicativo permite que a população receba informações no celular mesmo quando as conexões estão falhas, ou seja, ele pode ajudar e informar sobre um desastre natural como incêndios e erupções vulcânicas, por exemplo. “É possível informar o que acontece em tempo real pós-catástrofe, revelando pontos de encontro, centros de coleta e assistência, além de localização de albergues, entre outros conteúdos de ajuda para os cidadãos”, contou Barbarita.
Claro que, com essa invenção incrível, a engenheira já ganhou alguns prêmios. Entre eles, o do “MIT Technology Review: Innovators under 35 Global 2018”, o que a fez ser a primeira mulher chilena a obter essa premiação. Empoderamento feminino total! Tanto é que ela faz parte da diretoria do Girls in Tech Chile, organização a fim de dar visibilidade às mulheres criadoras de tecnologia.
Além disso tudo, a pesquisadora teve que fundar a EMERCOM, uma empresa tecnológica que pudesse promover o desenvolvimento destas plataformas inovadoras da maneira certa. “Este tipo de iniciativas que ajudam a posicionar o Chile globalmente ao constituir uma real contribuição para o mundo. Deste modo, nos projetamos como um polo de inovação”, finaliza Jorge Cortés, gerente de Marketing Digital de Imagen de Chile.
Leia também:
Boa notícia! Conheça o aplicativo que ajuda deficientes visuais a identificar ônibus
Tecnologia a nosso favor! Conheça aplicativos para facilitar a sua vida