Publicado em 24/11/2021, às 09h13 - Atualizado às 09h28 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
A gente já sabe que a ligação entre avós e netos é única – às vezes parece até que seus pais gostam mais dos seus filhos do que de você! E pode ser que essa sensação chegue até a ser verdade. Um estudo feito por James Rilling, professor de ciências comportamentais e antropólogo da Emory University, de Atlanta, mostrou que avós têm uma resposta neurológica maior em áreas do cérebro relacionadas à afetividade com os netos do que com os próprios filhos.
Para chegar neste resultado, Rilling analisou 50 avós que afirmaram ter relacionamentos ótimos e com um alto nível de envolvimento emocional com os netos. Para entender como o cérebro das mulheres funcionavam, o antropólogo submeteu-as à ressonâncias magnéticas funcionais. Esse tipo de exame mede a mudança de fluxo sanguíneo no cérebro.
Durante esse exame, as avós observaram imagens dos netos biológicos, dos filhos, crianças e adultos desconhecidos, além da nora ou do genro. O mapeamento do cérebro delas mostrou que o órgão teve mais reações olhando para os netos do que para as outras imagens exibidas durante o teste.
“Este trabalho afirma que há mudanças cerebrais importantes nas pessoas que convivem com uma criança. Não é apenas o cérebro dos pais e parceiros que dão à luz a um novo alguém. Isso é empolgante”, explicou Jodi Pawluski, neurocientista e terapeuta radicado na França, entrevistado pela CNN, sobre o estudo, apesar de não fazer parte da equipe.
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Notícias
Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Família
Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso
Bebês
Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar
Notícias
Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"