A partir do momento em que você se torna mãe, é natural se encontrar tentando dar conta de mil tarefas diferentes. Mas estamos aqui para te lembrar de que, no meio da correria, você também merece cuidado e atenção.
Para o seu bem-estar no dia a dia, não deixe de manter o corpo ativo. Afinal, cuidar de si mesma te permite estar ainda mais presente e saudável para a família. A seguir, trouxemos informações que podem te ajudar a manter uma rotina de exercícios, segundo matéria da Redação Pais&Filhos.
Por que preciso continuar me exercitando?
A prática regular de atividades físicas ajuda a reduzir o estresse, melhorar o humor e fortalecer o sistema imunológico. Esses benefícios fazem a diferença no seu cotidiano cheio de responsabilidades.
Além disso, os exercícios contribuem para a sua resistência física. Ela é importante porque te ajuda a lidar com as tarefas da rotina, como carregar o bebê e enfrentar noites mal dormidas.
Quais atividades devo incluir na rotina?

A gente sabe que nem sempre dá tempo de ir à academia no dia a dia. Por isso, você pode pensar em opções de exercícios para fazer em casa, como alongamentos. Também é possível fazer caminhadas curtas no seu bairro, por exemplo.
Outra opção interessante é incluir o seu filho nas atividades físicas. Dançar ou praticar yoga em família são atividades que podem fortalecer a conexão entre você e a criança.
Como superar a falta de tempo?
A falta de tempo pode ser uma barreira desafiadora para você. Nesse caso, pense em priorizar pequenas pausas ao longo do dia. Bastam 15 minutos para você se cuidar e deixar o corpo mais ativo.
Também é útil organizar a sua rotina semanal com antecedência. Separar horários fixos para treinar aumenta a sua disciplina e ajuda a transformar o exercício em hábito, sem gerar culpa.
Quais são os impactos no meu bem-estar?
Além do lado físico, os exercícios trazem benefícios essenciais para a sua saúde mental. Afinal, movimentar o seu corpo libera endorfinas, hormônios que aumentam a sensação de bem-estar.
Esse cuidado fortalece a sua autoestima e te ajuda a lidar melhor com os desafios da maternidade. Ao se sentir bem consigo mesma, você estará mais preparada para cuidar da sua família.
Leia mais
- Qual é a melhor rotina de sono para crianças?
- Bebês formam memórias? Entenda o cérebro na primeira infância









