A esposa de Juliano Cazarré, Leticia, atualizou o estado de saúde da filha do casal em seu perfil na rede social Instagram na noite da última quinta-feira, 20 de outubro, informando que deu tudo certo com a traqueostomia pela qual Maria Guilhermina, de 3 meses de vida, acabou tendo que ser submetida.

“Maria Guilhermina já acordou da cirurgia, deu tudo certo! Muito obrigada pelas orações!!”, colocou ela em sua publicação com uma imagem de Nossa Senhora feita na sessão de stories da plataforma. O procedimento faz parte do tratamento da Anomalia de Ebstein, cardiopatia congênita rara que a bebê vem tratando desde o seu nascimento.
Traqueostomia: o que é e como funciona?
A traqueostomia se tornou um procedimento muito valioso em crianças com problemas respiratórios graves, comprometimento ou obstrução das vias aéreas superiores. De acordo com o PEBMED, hoje ela é realizada com frequência em crianças que apresentam anomalias das vias aéreas superiores e crianças que necessitam de ventilação mecânica prolongada devido a quadros de insuficiência respiratória.

Ela é um procedimento cirúrgico, realizado por um médico na região da traqueia (pescoço), com o objetivo de facilitar a chegada do ar até os pulmões. Neste caminho, acontece a inserção de uma cânula, chamada “cânula de traqueostomia”, que pode ser de plástico ou metal, por onde o ar irá passar sem dificuldades. Na maioria das vezes, a traqueostomia é uma condição provisória, porém ela pode sim ser definitiva. Quando o paciente não precisar mais da traqueostomia (no caso da provisória), serão realizados alguns cuidados para que a cânula possa ser retirada e a abertura se feche completamente.

Tal procedimento geralmente é indicado quando existe a presença de um tumor que está impedindo o ar de chegar até os pulmões, na ocorrência de traumas, acidentes, doenças congênitas (a partir do nascimento do bebê), após grandes cirurgias de cabeça e pescoço, ou quando é impossível inserir uma cânula pela boca para levar o ar até os pulmões. Nos últimos anos, houve um aumento do número de crianças sobreviventes com necessidades médicas complexas para as quais a TQT ou a ventilação domiciliar faz parte do manejo da doença crônica. Ela também é realizada com mais frequência em crianças com condições crônicas, incluindo comprometimento neurológico e doenças cardíacas e pulmonares congênitas.
Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa!
Ele já tem data para acontecer e, depois de cinco edições online, este volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!
