Família

Filha de Juliano Cazarré passará por traqueostomia: entenda como funciona o procedimento em bebês

Reprodução/Instagram

Publicado em 20/10/2022, às 12h26 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Nesta quarta-feira, 19 de outubro, Leticia Cazarré compartilhou uma publicação no Instagram contando que a filha vai precisar passar por uma traqueostomia. A bebê de 3 meses, Maria Guilhermina, é fruto do relacionamento dela com o ator, Juliano Cazarré, e nasceu com uma anomalia rara no coração. Ela fará o procedimento nesta quinta-feira, dia 20, no estado de São Paulo.

Filha de Leticia Cazaré passará por novo procedimento (Foto: Reprodução/Instagram)

O procedimento cirúrgico consiste em fazer uma abertura na parede da traqueia, a fim de facilitar a entrada de oxigênio quando o ar está obstruído. A menina nasceu com um problema raro no coração, a anomalia de Ebstein, e já passou por várias cirurgias, tendo saído e voltado ao Hospital da Beneficência Portuguesa. Nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, Maria Guilhermina completará 4 meses.

Traqueostomia: o que é e como funciona?

A traqueostomia se tornou um procedimento muito valioso em crianças com problemas respiratórios graves, comprometimento ou obstrução das vias aéreas superiores. De acordo com o PEBMED, hoje ela é realizada com frequência em crianças que apresentam anomalias das vias aéreas superiores e crianças que necessitam de ventilação mecânica prolongada devido a quadros de insuficiência respiratória.

Traqueostomia e como funciona (Foto: Reprodução/A.C. Camargo Cancer Center)

Ela é um procedimento cirúrgico, realizado por um médico na região da traqueia (pescoço), com o objetivo de facilitar a chegada do ar até os pulmões. Neste caminho, acontece a inserção de uma cânula, chamada “cânula de traqueostomia”, que pode ser de plástico ou metal, por onde o ar irá passar sem dificuldades. Na maioria das vezes, a traqueostomia é uma condição provisória, porém ela pode sim ser definitiva. Quando o paciente não precisar mais da traqueostomia (no caso da provisória), serão realizados alguns cuidados para que a cânula possa ser retirada e a abertura se feche completamente.

Juliano Cazarré com a filha recém nascida e a esposa, Leticia Cazarré (Foto: Reprodução/Instagram)

Esse procedimento geralmente é indicado quando existe a presença de um tumor que está impedindo o ar de chegar até os pulmões, na ocorrência de traumas, acidentes, doenças congênitas (a partir do nascimento do bebê), após grandes cirurgias de cabeça e pescoço, ou quando é impossível inserir uma cânula pela boca para levar o ar até os pulmões. Nos últimos anos, houve um aumento do número de crianças sobreviventes com necessidades médicas complexas para as quais a TQT ou a ventilação domiciliar faz parte do manejo da doença crônica. Ela também é realizada com mais frequência em crianças com condições crônicas, incluindo comprometimento neurológico e doenças cardíacas e pulmonares congênitas.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.

Vem se inscrever! (Foto: Pais&Filhos)

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado


Palavras-chave
Bebê Saúde Criança Juliano Cazarré