No último domingo, 9 de abril, a influencer Viih Tube deu à luz Lua, filha com o ex-bbb Eliezer. Ela estava grávida de sua primeira filha, fruto do relacionamento com o parceiro e a notícia foi dada através do seu perfil no Instagram.
Nesta quinta-feira, 13 de abril, eles anunciaram ao público sobre o nascimento, e assim como durante a gravidez, compartilharam detalhes do momento. Viih Tube contou que a bebê nasceu com icterícia e teve que passar por um banho de luz.

Entenda mais sobre a icterícia
A icterícia é uma alteração benigna muito comum que atinge a maior parte dos bebês recém-nascidos. Ela é causada devido ao aumento da bilirrubina na corrente sanguínea, uma substância que traz para a pele do bebê a coloração amarelada – sintoma, inclusive, que ajuda o pediatra a diagnosticar o problema.
Apesar de não ser preocupante, a icterícia no recém-nascido merece ser investigada de perto e com muito cuidado! Caso o bebê apresente algum sintoma, é superimportante identificar o problema e procurar um médico especialista para, assim que possível, dar início ao tratamento.

Entre os sintomas estão: pele amarelada, parte branca do olho amarela, mucosa da boca amarelada, urina escura. O diagnóstico é feito através de dois exames diferentes: o chamado bilicheck, que testa uma luz na testa do bebê que estimula a bilirrubina, e o exame de sangue, que dosa a quantidade de bilirrubina (substância de cor amarela encontrada no sangue e na bili) direta e indireta no sangue.
Causas e tipos de icterícia
As causas da ictería podem variar, já que existem três tipos mais comuns :a icterícia fisiológica, icterícia da amamentação e decomposição excessiva de glóbulos vermelhos. Além disso, é possível surgir também relações com doenças no fígado, congênitas, deformidades nas vias biliares e também infecções por bactérias ou vírus.
- Icterícia fisiológica: pode surgir entre 24 ou 36 horas após o nascimento do bebê e costuma ser a causa mais comum, acometendo cerca de 60% dos recém-nascidos. Acontece por conta do fígado, que está pouco desenvolvido, além de apresentar certa complicação para eliminar ou transformar a bilirrubina;
- Icterícia do leite materno: acontece em bebês que estão em amamentação exclusiva após 10 dias do nascimento. Há um aumento de hormônios, ou substâncias no sangue, que podem elevar a reabsorção da bilirrubina no intestino, dificultando assim a eliminação;
- Decomposição excessiva de glóbulos vermelhos: é uma causa grave de icterícia, que pode acontecer por causa de doenças como, anemia falciforme, esferocitose ou hemolítica, provocada geralmente quando o sangue do bebê e da mãe possui algum tipo de incompatibilidade.
Existem alguns motivos que devem ter a sua preocupação quando o assunto é um bebê com icterícia. Fique atento e procure um pediatra o quanto antes se:
- A icterícia aparecer nas primeiras horas de vida
- Houver um rápido aumento em 24 horas ou os valores atingirem um número acima do normal para icterícia fisiológica
- O cocô do bebê tiver cor branca
- A parte branca do olho (esclera) apresentar colocação marrom

Quais são os tratamentos?
- Banho de sol
- Fototerapia (banho de luz) para casos mais extremos de icterícia em bebês e crianças
Fonte: dra. Flávia Nassif, pediatra do Sírio-Libanês, mãe de Lara e Luísa e dr. Paulo Telles, pediatra e neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pai de Leonardo e Carolina.
Veja também: ASMR com som de nostalgia
Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças