Fábio Fuhlmann, de 43 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizou o sonho de conseguir seu primeiro emprego e com isso pagou pela primeira vez o almoço de Dia das Mães para sua mãe, Fernanda Fuhrmann. O momento foi registrado pelo irmão dele, Gabriel Fuhlmann, que postou o vídeo nas redes sociais celebrando a conquista do irmão mais velho.
No início de março, Gabriel postou em seu Twitter fotos do irmão no primeiro dia de trabalho e contou que foi um sonho realizado, não só para Fábio, mas também para toda família. “Hoje, meu irmão, 43 anos, autista, iniciou uma jornada: seu primeiro emprego CLT. Nem em sonhos, eu ou minha mãe, pensamos que ele pudesse ser integrado dessa forma. E o eterno menino, realiza o sonho de quase todas as crianças, de trabalhar na loja de brinquedos! Inclusão”, disse ele.

A mãe de Fábio contou também que o filho passou por muitas dificuldades até conseguir um trabalho. “Ele já foi humilhado, já foi agredido verbalmente e eu sempre desejei que ele tivesse o lugar dele”, disse ela.
Fernanda explica que ele sempre gostou de brinquedos e conseguir o emprego na loja foi uma realização. “A idade mental do Fábio é de 8 a 10 anos mais ou menos, então ele adora brincar e ver coisas infantis. E avisei que se tivesse uma vaga PCD [pessoas com deficiência], para eles darem a chance. Nós fomos lá na hora e deu certo. Ele trabalha registrado, com todos os direitos, oito horas e folga uma vez na semana. Se eu achar que está muito puxado, vamos adequar ele com menos tempo”, contou ela ao G1

Domingo, 14 de maio, Dia das Mães, Fabio realizou mais um sonho ao pagar o almoço para Fernanda como presente pelo dia especial. O vídeo que ultrapassa mais de 6 milhões de visualizações, emocionou a todos no Twitter que comemoraram, junto com a família a conquista de Fábio.
E hoje, pela primeira vez, meu irmão pagou o almoço de Dia das Mães ♥️ https://t.co/522jEwPhsp pic.twitter.com/LgFIbugVJI
— Fuh (@gabrielfuh_) May 14, 2023
“O primeiro é o orgulho absurdo que eu sinto do meu irmão por essas conquistas. Quero externar pro mundo todo. O segundo é o tanto de pais de crianças no espectro, que me respondem com esperanças renovadas”, disse Gabriel sobre o que motivou ele a compartilhar o momento emocionante.

Fernanda conta que o filho tinha o desejo de lhe agradecer de alguma forma assim que conseguisse um emprego, e assim foi feito, quando terminaram o almoço no domingo e ele pediu para pagá-lo. “Ele pediu para que trouxesse para ele [a conta] e me pediu a senha do cartão. Foi um orgulho e muita alegria. Impossível não se emocionar”, disse ela ao G1.
1º emprego de Fabio
O caminho até o primeiro emprego CLT não foi fácil, mas Fábio contou com o apoio da mãe e do irmão mais novo, Gabriel, além de toda a família que mesmo não morando tão perto, ainda vibrava a cada conquista dele ao longo da trajetória. Graças a esse apoio, Fábio conseguiu o primeiro emprego CLT em um local sem igual, a Ri Happy!

Segundo a mãe de Fábio, o filho nunca havia demonstrado interesse em trabalhar, até o final do ano de 2022: “Ele teve um início de vida muito difícil, batalhou muito para chegar onde chegou na idade adulta, e com isso meu único objetivo é que ele seja feliz, fazendo o que tem vontade. […] Ele começou a demonstrar interesse em trabalhar, mas queria apenas em alguns locais, sendo um deles a Ri Happy”, conta Fernanda. Veja a matéria completa.
Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe
Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários