Família

Filhos de Vavá pegam sarna na escola: surto já tem 13 casos da doença

Vavá - Foto: Reprodução Globo/TV Tribuna
Foto: Reprodução Globo/TV Tribuna

Publicado em 27/06/2024, às 16h41 por Ana Luiza Messenberg, Filha de Carlos e Sonia


Os filhos do cantor Wagner Duarte, de 50 anos,  mais conhecido pelo nome artístico Vavá, foram diagnosticados com a sarna humana, conhecida também com escabiose. O homem disse em entrevista ao g1 que as crianças contraíram a doença na escola onde estudam, a  Unidade Municipal de Educação (UME) Emília Maria Reis, em Santos, em São Paulo. Na instituição, segundo informações da prefeitura, foram registrados 13 casos na última semana.

De acordo com o artista, o filho mais novo, Davi, de 9 anos, foi o primeiro infectado. A criança chegou em casa da escola com manchas espalhadas por todo o corpo e foi levada ao hospital, onde foi diagnosticada com  sarna. Já três dias depois, na sexta-feira, dia 21 de junho, a primogênita, Lara, de 10, também foi infectada.

"Ela [sarna] é contagiosa e eles pegaram dentro da escola [...]. A nossa sorte é que a deles não foi tão forte, como a de outros alunos de dentro da escola", contou Vavá.

mão infectada com sarna
Mão de um dos infectados - Foto: Reprodução Globo/TV Tribuna

Desde quando o garoto foi diagnosticado, o cantor afirmou que ele e a mulher estão evitando contato físico com os filhos e desinfectando a casa sempre que possível. Todos os familiares tomaram um remédio utilizado para o combate a infestações por parasitas e as crianças estão passando uma loção específica nas manchas.

Os dois infectados estão com atestados para 7 dias. Contudo, o artista revelou aos repórteres que está  perplexo. Segundo o homem, as atividades escolares não foram canceladas e o local não passou por uma desinfecção. 

"É o que deixa a gente perplexo. Eu sou morador de Santos e uma pessoa conhecida no Brasil inteiro. Sempre defendi, fui e sou fã demais da minha cidade [...]. Se eles [vigilância sanitária] fossem desinfectar a escola. A escola seria fechada, não poderia ter ninguém lá dentro e isso não foi feito".

Braço de uma pessoa infectada com sarna
Braço de um dos infectados - Foto: Reprodução Globo/TV Tribuna

A diretora de Vigilância em Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras, afirmou, por meio de uma nota, que a escola teve uma limpeza profunda e os casos estão sendo monitorados. Já o cantor, disse que não foi notificado sobre o estado de saúde dos pequenos quando foram infectados.

A prefeitura afirmou que doze crianças e uma funcionária da UME foram diagnosticados com escabiose. Todos estão afastados da escola, como foi orientado pela Seção de Vigilância Epidemiológica da cidade.

Fachada da escola UME Professoras Emília Maria Reis
Fachada da escola UME Professoras Emília Maria Reis - Foto: Reprodução Globo/TV Tribuna

De acordo com a prefeitura, todos  foram encaminhados para as policlínicas mais próximas das residências onde moram. Vavá, ainda ao g1, contou que os filhos têm plano de saúde e não receberam tratamento municipal.

A Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) afirmou que foi feita uma vistoria na última quinta-feira, dia 20 de junho, e negou qualquer descumprimento de medidas sanitárias na instituição, que conta com 458 alunos. E por isso, as aulascontinuam acontecendo normalmente com o aval do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig).

Os diagnosticados devem voltar para a escola depois de serem curados da doença, buscando impedir que o ácaro parasita se propague. A prefeitura também explicou que nenhum dos alunos que foram afastados serão prejudicados, já que o conteúdo pode ser passado novamente.

Pescoço de pessoa com sarna
Pescoço de um dos infectados - Foto: Reprodução Globo/TV Tribuna

A administração do município enfatizou que as secretarias de Saúde (Sesau), Educação (Seduc), Supervisão de Ensino e o ‘Saúde na Escola’ continuam acompanhando novos casos da escabiose,  para que consigam oferecer os cuidados necessários para saúde e bem-estar da população.


Mais lidas

(Foto: Freepick)

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Lore Improta faz desabafo de críticas sobre maternidade - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca mostra como está barriga após 10 dias do nascimento de José Leonardo

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

O teste de DNA pode demorar de 20 até 30 dias para sair o resultado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

(Foto: Freepick)

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Junno é o namorado de Xuxa Meneghel - Reprodução / Instagram @junnoandrade

Família

Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA