Família

Giovanna Ewbank descobre condição após nascimento de Zyan e desabafa: “Muita dor e incômodo”

Reprodução / Instagram / @gioewbank

Publicado em 02/12/2020, às 15h19 - Atualizado às 15h19 por Maria Laura Saraiva


Compartilhe:


Giovanna Ewbank usou as redes sociais nesta quarta-feira, 2 de dezembro, para conversar sobre um assunto importante com os seguidores. A apresentadora compartilhou que sofreu com uma diástase abdominal após dar à luz ao filho caçula, Zyan, em julho. Nos stories, ela explicou que procurou um médico após sentir dores na coluna e perceber que o corpo não estava evoluindo como esperava.

Giovanna descobriu a doença depois do nascimento de Zyan (Foto: Reprodução / Instagram / @gioewbank)

A mãe de Titi e Bless começou explicando sobre o que é a doença: “Quando a gente engravida, o músculo do nosso abdome se separa, é a famosa diástase. Fiquei com três dedos de distância entre um músculo e outro”. Ela ainda disse que não pode fazer alguns exercícios por risco de piorar o quadro. “Comecei a buscar na internet o que fazer para minimizar essa diástase. Comecei a ter muita dor na coluna de amamentar. Não pode fazer certos exercícios, não podia fazer posições na ioga”, falou.

Ela compartilhou a descoberta nas redes sociais (Foto: reprodução Instagram / @gio_ewbank)

A esposa de Bruno Gagliasso contou para os fãs da família que está passando por um tratamento para melhorar tanto a saúde como a estética. “Tem que ter cuidado quando se tem diástase. Encontrei uma doutora Aline, que está ajudando a voltar ao meu corpo normal, a reorganizar o meu corpo. O tratamento que ela faz está me ajudando muito com as dores na coluna também porque fortalece o músculo do abdome. Já senti muita diferença na diástase. A gente vê diferença fisicamente também, mas não foi por isso que eu procurei a Dra Aline. Foi para reorgarnizar meu corpo. Quem amamenta sabe quanta dor a gente tem na coluna, costas, lomba… Amamentar é punk!”, continuou ela

Zyan nasceu em julho (Foto: Reprodução / Instagram / @gioewbank)

Giovanna encerrou a conversa dizendo que está aproveitando o momento para se adaptar ao pós-parto, tanto na alimentação e atividade física, como na rotina geral. “Estava sentindo muita necessidade de me reorganizar na mente e corpo. Comecei a fazer ioga, que estou amando e é um momento só meu, de cuidar de mim, porque estou sempre cuidando dos pequenos. Também nunca tive uma alimentação tão saudável e boa porque tudo que eu estou ingerindo vai para o meu baby. Estou em um momento que estou cuidando muito de mim. É difícil a gente conseguir se reorganizar pós-parto, mas é possível. Estou começando a conseguir”, finalizou.

Veja a declaração da apresentadora:

Entenda a diástase abdominal

Durante a gravidez, o corpo passa por diversas transformações, podendo resultar na diástase abdominal, que é o afastamento dos músculos. Mais comum no pós-parto, o problema traz diversos riscos à saúde, além de causar complicações na autoestima da mulher por conta da aparência de abdome estufado.

O problema acontece um aumento da pressão intra-abdominal, afastando os músculos. No caso das grávidas, com o crescimento do útero, pode estirar os músculos abdominais e, devido à frouxidão da linha alba e dos retos abdominais separados, um espaço de até 10 cm pode surgir entre os dois ventres do músculo reto ao final da gestação. “A diástase é a principal causa de flacidez abdominal e dores lombares pós-parto e deve ser prevenida e/ou tratada para que não cause danos maiores à saúde”, orienta Bianca Vilela, mestre em fisiologia, palestrante e fundadora da Bianca Vilela Saúde e Performance, e filha de Regina e Ildemar.

O problema costuma causar fraqueza na região (Foto: Getty Images)

Além da barriga estufada, o principal sintoma é uma saliência na linha alba acima ou abaixo do umbigo. Geralmente, pode ser notado ao contrair ou flexionar o tronco. Além disso, dores na região lombar também pode ser um alerta para o problema.”Além da insatisfação estética de abdome estufado e barriga com aparência de ainda ‘gestante’ que é sem dúvida a queixa principal das mulheres. Estudos revelam que quatro em cada dez mulheres relatam persistência de LBPP (dor lombar pélvica) meio ano após o parto”, reforça.

Mais lidas

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

Notícias

Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Notícias

Anitta posta foto com barriga de grávida e pega fãs de surpresa: "Era pra manter segredo"

Notícias

Ex-jogador do Real Madrid descobre que não é pai da filha após tatuar o nome da bebê

Notícias

Filho de Maguila critica parentes em discurso do velório: "A gente vê quem é quem"


Palavras-chave
Comportamento Giovanna Ewbank Zyan corpo pós-parto diástase diástase abdominal