Família

Grávidas, não deixem de ir ao dentista! Te explicamos o motivo

Foto: Istock

Publicado em 16/05/2018, às 16h30 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h24 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Ao planejar uma gravidez, ou se descobrir grávida, um dos primeiros passos é a busca por um ginecologista. A atitude está corretíssima, entretanto, um outro profissional também deve ser procurado pelas gestantes, trata-se do dentista, responsável pelo pré-natal odontológico.

De acordo com a dentista Daniela Yano, durante a gestação, a mulher fica mais suscetível a sofrer com gengivites e cáries, o que, caso seja negligenciado, pode ter consequências gravíssimas, como a ocorrência de um parto prematuro, ou o nascimento de bebês com baixo peso.

“As mudanças hormonais, da alimentação e também o mal estar típico do período, podem modificar a composição da saliva e o pH da boca, deixando os dentes mais propensos ao aparecimento da cárie. Além disso, as grávidas costumam ter uma vasodilatação maior da placa gengival, o que facilita o aparecimento da gengivite gravídica, uma infecção da gengiva que afeta a saúde do bebê e pode levar ao parto prematuro”, explica.

Como são as consultas?
De modo geral, as consultas durante o pré-natal odontológico são bem parecidas com uma consulta normal no dentista. A diferença é que o profissional ficará mais atento aos problemas comuns deste período, bem como buscará preparar os pais para, no futuro, cuidarem da saúde bucal das crianças.

O ideal é que a mulher passe por uma consulta ainda enquanto planeja a gravidez. Dessa forma, poderá realizar todos os procedimentos necessários sem maiores preocupações, podendo, durante a gestação, visitar o dentista com uma frequência menor.

Na gravidez, as visitas ao profissional devem se iniciar junto com o pré-natal tradicional. Aqui, o intervalo entre uma consulta e outra dependerá da necessidade de cada gestante. Contudo, lembra Daniela, caso haja a necessidade de algum procedimento mais invasivo, o segundo trimestre será o período mais ideal para realizá-lo.
Fique de olho

Para evitar problemas com a saúde bucal durante a gestação, a dica da profissional é manter a escovação e o uso do fio dental em dia, sendo que vale testar novos sabores de pasta, caso a que você costumava usar antes da gravidez, cause enjoos.

*Por Gladys Magalhães 

Leia também:

De olho no prato: crianças com Síndrome de Down precisam de cuidados com a alimentação

Gravidez sem dúvida: alimentos que ajudam a engravidar

Guia de alimentação para grávidas

Mais lidas

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

Notícias

Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Notícias

Anitta posta foto com barriga de grávida e pega fãs de surpresa: "Era pra manter segredo"

Notícias

Ex-jogador do Real Madrid descobre que não é pai da filha após tatuar o nome da bebê

Notícias

Filho de Maguila critica parentes em discurso do velório: "A gente vê quem é quem"


Palavras-chave