Um idoso de 75 anos passou por um verdadeiro susto após ser submetido a uma cirurgia para remover parte do pulmão direito. O procedimento parecia ter acontecido normalmente, mas no pós-operatório, o australiano teve uma reação rara.
Essa reação fez com que o rosto dele ficasse muito inchado, de forma que fosse desfigurado e até impedindo que o paciente conseguisse abrir os próprios olhos. A condição é conhecida pelo nome enfisema subcutâneo, ou seja, quando o ar entra nos tecidos embaixo da pele, formando bolsas de ar.

O caso foi comentado em um artigo publicado no New England Journal of Medicine, na última quinta-feira, 1 de setembro. Lá, os especialistas explicaram que a condição foi tão séria com o idoso australiano, a ponto de não somente afetar a pelve, mas também pescoço, peito e rosto.
A cirurgia foi realizada após o homem ser diagnosticado com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e ter dificuldade para respirar. Mesmo com o susto, tudo terminou bem e os médicos conseguiram reverter os inchaços usando um tubo para remover as bolsas de ar que se formaram. Em cinco dias, o idoso estava completamente recuperado.