Na manhã desta quinta-feira, dia 23 de maio, em Goiatuba, Goiás, o Corpo de Bombeiros foi acionado após o relato de uma jiboia sair do ralo do banheiro em uma casa em reforma. De acordo com os profissionais, a serpente media cerca de 1,5m e foi devolvida à natureza.
Segundo a corporação, a ligação foi feita por profissionais que estavam trabalhando na reforma, e afirmaram que a casa ainda não tem residentes. O animal, encontrado sem nenhum ferimento, foi removido com uma pinça específica para situação e depois solto em seu habitat natural, uma área onde animais silvestres habitam e longe da urbanização.

A instituição orientou que em casos parecidos com esse, as serpentes devem ser isoladas e tratadas como animais peçonhentos, e que nunca devem ser capturadas sem o devido material e profissional específico. Deve-se acionar o corpo de bombeiros o mais rápido possível e manter distância de jiboias e outras serpentes, mesmo que não sejam espécies venenosas.
O calor aumenta esses casos
Em entrevista ao g1, o bíologo Edson Abrão explicou o aumento de casos de serpentes encontradas em ambientes internos em Goiás, “[Em dias quentes,] esses animais procuram lugares sombreados para fugir do calor”, contou o profissional.
Edson adiciona também o porquê desses animais serem frequentemente encontrados dentro de instalações: “Esses animais procuram abrigo e proteção, e acabam encontrando em alguns imóveis.”.
Que susto! Criança de 3 anos encontra cobra enrolada em meio aos brinquedos
Em julho de 2021, um menino de 3 anos se assustou ao encontrar uma jiboia entre os brinquedos na casa onde mora com a família em Alta Floresta, no Mato Grosso. O animal tinha aproximadamente 1 metro e 15 centímetros de comprimento, e o Corpo de Bombeiros foi rapidamente acionado pelos pais da criança. Leia mais clicando aqui