Família

Jovem trans engravida e vira pai solo: "Não era muito respeitado"

Foto: Arquivo Pessoal

Publicado em 22/05/2024, às 13h35 por Malu Lopes


Compartilhe:


Em um relato, Yuri Gama Deça, um jovem de 20 anos de idade residente em São José, Santa Catarina, enfrentou uma situação inesperada que mudaria sua vida para sempre. Procurando assistência médica devido a sintomas desconcertantes e aparentemente desconexos, Yuri acabou descobrindo que estava grávido. Este fato não só veio como um choque, mas também como um marco em sua jornada como homem trans, que iniciou sua transição de gênero há aproximadamente três anos, aos 17 anos.

Sofia nasceu por meio de um parto normal, realizado pelo SUS (Foto: Reprodução/ Instagram)

A gravidez de Yuri foi o resultado de um relacionamento breve e trouxe consigo não apenas a surpresa da concepção, mas também o desafio de encarar uma paternidade solo. A descoberta ocorreu após Yuri procurar atendimento médico por se sentir mal, momento em que também foi diagnosticado com uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), especificamente sífilis. 

Ao tratar a IST e discutir outros sintomas que vinha experimentando, como náuseas e baixa pressão arterial, o médico sugeriu a realização de um teste de gravidez. O resultado positivo abriu caminho para uma nova fase na vida do jovem catarinense. “Eu não era muito respeitado e isso me deixava muito, muito mal. Mas assim que descobri que ia ser  pai, fiquei muito feliz, assim como a minha  mãe, o meu padrasto, toda minha família. Em choque. Ficamos em choque também, porque sempre falaram que eu era o menos provável ali pra ter filhos, talvez por eu ser um garoto trans”, contou Yuri ao UOL. 

Nascida em janeiro, Sofia, a filha de Yuri, representa um símbolo de amor e superação. Apesar das circunstâncias inesperadas da  gravidez  e da ausência do genitor na vida da criança, Yuri abraçou a paternidade com determinação. “Quero aproveitar porque eles crescem rápido e seguem o próprio rumo. Quero aproveitar cada momento ao lado da minha filha e não ser só um pai pra ela. Quero ser um amigo, que ela tenha a liberdade de se expressar e falar tudo o que sente”, diz o pai de Sofia.

Yuri usa o Tik Tok para contar da sua  rotina  com Sofia. Em um dos vídeos ele faz seu   relato de parto, contando sua experiência no SUS, onde foi muito respeitado. "Foi maravilhoso, a criança saiu e já subiu uma alegria, tudo mudou, já foi uma coisa diferente”, relatou. 

Agora, o pai usa das redes para contar como está sendo difícil deixar Sofia sob cuidado de familiares e amigos enquanto vai para escola. "Eu tinha parado de estudar há um ano quando engravidei, mas decidi terminar para poder ter melhores oportunidades de trabalho e dar uma condição boa para ela. Voltei para o 3° ano do ensino médio.”

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado


Palavras-chave
sofia jovem pai solo Grávido Yuri