
Em quatro cidades do estado do Maranhão foi determinado o “lockdown”. A medida já foi instalada em vários lugares ao redor do mundo e o governo do Rio de Janeiro também cogitou essa proposta.
O Brasil está em quarentena desde o mês de março, mas o decreto sobre a situação do estado nordestino é diferente. A atual medida de prevenção sobre o coronavírus no país é mais flexível e ainda permite a abertura de diversos tipos de estabelecimentos considerados importantes.

“Lockdown” seria a tradução do inglês para “quarentena”, mas o termo está sendo usado aqui para a versão mais extrema do isolamento social. Enquanto as autoridades de saúde no Brasil apenas orientam que todos fiquem em casa e só saiam por motivos essenciais, no caso das cidades maranhenses, a população é proibida de sair.
Apenas uma emergência seria motivo para a quebra dessa nova medida no Maranhão. Durante o lockdown, o trânsito de veículos e pessoas será completamente controlado. Até mesmo os serviços essenciais devem acabar funcionando em horários restritos.