Nessa quarta-feira, dia 1 de março, Luana Piovani voltou a falar sobre o processo que seu ex-marido Pedro Scooby moveu contra ela. Segundo ela, o surfista incluiu na ação, fotos em que ela aparece nua. A mãe de três – Dom, Bem e Liz, frutos desse relacionamento anterior – compartilhou um post da sua advogada Maria Cristina Câmara, onde ela fala sobre violência processual. “Foto da mãe pelada em processo não pode, não é produção”, escreveu a atriz na publicação feita nos stories do seu Instagram.
De acordo com a advogada da atriz, a violência processual acontece no âmbito do Poder Judiciário, onde a parte contrária se utiliza do processo judicial em andamento para manipular, constranger e até mesmo obter vantagem indevida. “A propósito, o Poder Judiciário é o reflexo do que somos em sociedade, portanto, muitas vezes nos deparamos com um Judiciário machista, misógino e patriarcal, que permite ou ignora situações de violência de gênero”, explica a advogada.
Desabafo
No dai 13 de fevereiro, Luana apareceu nas redes sociais em meio à lagrimas para desabafar e contar como anda a batalha judicial que trava contra o ex-marido, Pedro Scooby, por conta dos filhos – Bem, Dom e Liz.
“Acho que era o lugar que estava todo mundo esperando que eu chegasse. Porque eu já falei que guerreira é a Xena. Eu sou é abusada, mesmo. Estou sempre reivindicando meus direitos na internet até ter sido colocada mordaça em minha boca, mas agora estou aqui, do jeito que uma grande parte das pessoas queria. Estou chorando aqui no story. Me sentindo insegura, ameaçada”, começou.
A mãe conta que está com receio em relação a decisão que será feita pela Justiça portuguesa. “Apesar de ter bons advogados e ser bem assistida, quando um processo vai para as mãos de um juiz, está nas mãos de uma pessoa que não te conhece, não conhece a sua história. Dentro dela tem a história dela, de onde é criada, de que jeito, no que acredita. Nós estamos falando de um país como Portugal, onde uma juiza manda uma mulher que foi agredida por seu companheiro ir jantar com ele. É isso”, continuou.
“Eu sei que ele está organizando tudo, porque fez isso a vida inteira, mas finalmente estou me sentindo insegura. Estou achando que além deste punhal que recebi, e além desse outro aqui que foi enfiado por uma criança, mesmo saber o que estava fazendo. Instruída para que apunhalasse a própria mãe, está vindo outro aqui. Vou levar meu dia, tomar meu banho de mar, fazer as orações e fazer as coisas todas”, disse.
Citando o filho, Dom, Luana disse que está abatida. “Estou achando que alguém realmente está querendo puxar o meu tapete. Estou falando de filho, de amor de mãe, de cuidado, de responsabilidade. Logo eu, a dona do circo. Me amarraram. Sabe aquele tronco de madeira que segura o ponto mais alto da lona do circo? Me amarraram ali e estão colocando fogo no circo. Mas eu creio em Deus acima de todas as coisas, Ele está me cuidando. Não é possível que isso não vai ter volta. Não é possível”, desabafou.
Processo
No dia 26 de janeiro, a atriz Luana Piovani afirmou que seu ex-marido Pedro Scooby abriu um processo contra ela na justiça portuguesa. Em um vídeo de esclarecimento publicado em seu Instagram, a mãe conta que a razão teria sido a exposição feita por ela nas redes sociais a respeito da postura do surfista como pai.
Nos últimos meses, Luana cobrou os atrasos no pagamento da pensão dos filhos do ex-casal, Dom, e os gêmeos Liz e Bem. “Cheguei aqui no começo da semana e tinha um processo”, começou ela . “Pedro abriu um processo contra mim e marcou uma audiência semana que vem. Ele está querendo me calar”, continuou.
“Queima muito o filme dele todas as vezes que eu venho contar as faltas que ele comete, mas funciona, por isso que eu faço. Eu jamais estaria expondo se ele não estivesse errado, se eu não estivesse com razão dentro das minhas preocupações de mãe.”, falou a mãe que afirmou que só tornou publica suas insatisfações com Pedro por se preocupar com o bem-estar dos filhos.
“Fui eu que o escolhi, eu que o sabatinei. Eu investi oito anos da minha vida e agora só punhaladas pelas costas”, desabafou e contou que se sente “constrangida” por ter que discutir com o surfista, ainda mais pelo fato dela ter o escolhido para ser pai das suas crianças. A mãe também acrescenta que Pedro anexou fotos suas nuas no documento do processo com o intuito de desqualificá-la como mãe e mulher.
Luana fala que está “chocada” com tais atitudes e que essa tática é “ardilosa” e “cruel”. “Postei recentemente um caso de agressão onde a juíza deu o veredito que o agressor teria que levar a agredida para jantar. Só para vocês entenderem porque ele abriu esse processo aqui, é mais fácil, o direito das mulheres são pouco defendidos. Se, por acaso, eu parar de falar, vocês já sabem o motivo.”, finalizou o desabafo.
Entenda o caso
A atriz Luana Piovani, de 46 anos, usou seu perfil no Instagram nos últimos dias, para criticar o pai de seus filhos, Pedro Scooby, de 34, à respeito da pensão de Dom, Bem e Liz, frutos do antigo casamento entre eles. O principal motivo do desentendimento se deu pelo fato de o pai não pagar o que valor total do que costuma pagar para Luana referente às crianças.
A situação foi exposta nas redes sociais, e ambos publicaram várias trocas de mensagens em que mostram Luana cobrando o surfista que pague o restante do valor da pensão, enquanto ele diz que vai resolver a situação por meio de sua advogada.
Em seus Stories, Luana falou que Pedro a informou que pagaria apenas o que ele “achava justo” da pensão neste mês, descontando o valor do aluguel, e os salários dos funcionários que cuidam dos filhos enquanto ela trabalha. Luana mora em Portugal com os filhos, mas as crianças estão passando as férias no Brasil com Scooby, que acaba de ser pai pela quarta vez, com o nascimento de Aurora, fruto do relacionamento com Cintia Dicker.
Scooby, por sua vez, alegou que fez o depósito adiantado de 70% da pensão, que tem até o dia 8 de janeiro para ser paga. No entanto, ele não menciona o motivo pelo qual decidiu optar pelo pagamento parcial. Ele também contou que este ano irá morar temporariamente no Brasil e pediu para que os filhos passassem 2023 com ele, com a possibilidade de Luana ter acesso às crianças sempre que quisesse.