Uma cena em que a jovem Brenda dos Santos Gonçalves, de 21 anos, recebe o diploma de técnica de enfermagem com o filho no colo viralizou e emocionou a web. Pietro, de apenas um ano, foi a principal razão de a recém-formada não ter desistido do diploma no meio do caminho.

“Ele foi o verdadeiro motivo [para continuar], pensava muito em desistir, mas não podia, pois eu não lutava só por mim. Tinha um serzinho que eu tinha que sustentar e dar o melhor para ele”, declarou a mãe ao Só Notícia Boa. A cerimônia de formatura, aconteceu no Rio de Janeiro no dia 19 de agosto, mas o vídeo só começou a viralizar recentemente nas redes sociais.

A emoção da formanda já soma mais de 630 mil visualizações no Instagram, e ela quer servir de inspiração para outras mães: “Espero que o vídeo viralize muito mais, para influenciar outras mães que acham que não vão conseguir”, pontua. O caminho dela até a formatura foi repleto de muitos desafios. Ao engravidar, ela sentiu dificuldades para estudar, já que vivia cansada e com sono. Ela também contou que não estava em seus planos ser mãe e que na época ficou muito assustada. “Fiquei emocionada, assustada e um pouco insatisfeita. Não queria ser mãe [agora]”.
Com quatro meses de gestação, ela foi internada por causa de uma crise renal e ainda precisou fazer repouso e se afastar do trabalho, devido a um descolamento da placenta. Quanto ao curso de técnica de enfermagem, com a pandemia, ela passou a fazer aulas online e, assim, conseguiu manter os estudos tanto na gestação quanto no pós-parto, e apesar dos desafios, ela não desistiu do seu sonho. “Independentemente da dificuldade, tem que ter fé e acreditar em si mesma. Sem luta não há vitória. Eu não queria ser mãe, mas não tinha noção de como é gratificante. Mesmo estando exausta, a maioria das vezes é gratificante, ver um lindo sorriso no final do dia. Hoje, eu digo que sou completa”.