Vanessa Marques, de 38 anos, sempre teve o sonho de ser mãe, mas junto dele, o medo e a insegurança por não conseguir engravidar a acompanhavam. Em 2017, depois de uma série de exames, ela descobriu que estava esperando por um menino, Enzo, que está atualmente com 2 anos e 11 meses.

Durante uma gestação tranquila, a mãe tomou um baita susto quando um sangramento começou no sexto mês. “Me senti incapaz! Vi que não tinha controle da situação e que naquele momento, era só Deus mesmo”, lembrou em entrevista exclusiva à Pais&Filhos.
Assim que Enzo nasceu, as coisas não continuaram sendo fáceis e Vanessa precisou lutar contra uma depressão pós-parto. No início, apesar de não se sentir confortável em pedir ajuda para a família, ela soube que era necessário e deu um passo à frente. “Sem eles, eu não teria conseguido. Não queria que ninguém soubesse ou achasse que eu era fraca, mas quando senti que a vida do meu filho estava correndo risco, eu desabei”, desabafou.

Quando deu início ao tratamento, Vanessa ficou receosa com a medicação por ainda estar amamentando, mas ficou surpresa quando Enzo decidiu por conta própria não querer mais mamar a partir daquele dia. “Nos primeiros dias isso me afetou muito e também contribuiu para que eu ficasse mais depressiva. Mas comecei com as terapias e foi ótimo, me ajudou a entender que era necessário”.
Além da ajuda da família, o bebê foi uma parte muito importante na recuperação da mãe. “Eu queria melhorar logo para curtir ele. Tive muita força para me recuperar quando via os olhinhos dele e o sorriso. Me lembro de falar chorando para o Enzo: ‘Filho, mamãe vai sarar e vamos nos divertir muito’”.
Enquanto ficou internada durante a gravidez, Vanessa começou a ter a ideia de abrir o próprio negócio de roupas infantis. Depois de muita pesquisa, a “Le Marques” surgiu e existe há um ano! “Minha força e inspiração foi o meu filho. Então busquei por roupas atemporais e minimalistas, para que todas as crianças pudessem usar”, explicou.

Mesmo com todas as dificuldades, Vanessa deu a volta por cima e hoje dá uma baita lição para as mães que também enfrentaram a depressão pós-parto: “Peçam ajuda, chorem e desabem. Não precisamos ser fortes o tempo todo! O pós-parto é difícil, mas é muito importante pedir ajuda quando acharmos necessário”, concluiu.
O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!